Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Preço do cacau sobe 75% e faz ovos de Páscoa ficarem mais caros

Logo Giro
O preço das barras de chocolate, opção mais barata, também registrou aumento, de até 11%(Divulgação/Pexels)

Segundo especialista, produtos artesanais podem ser saída para economizar nos presentes. Já a Cacau Show investe no mercado internacional

Você planeja comprar ovos de Páscoa esse ano? Então, saiba que o preço do quilo do chocolate está mais caro. Segundo pesquisa divulgada pela empresa de inteligência de mercado Horus, o preço do cacau, a principal matéria-prima do doce, aumentou em torno de 75%, em relação ao ano passado. Mesmo se você optar pelas barras de chocolate mais simples, que costumam ser mais em conta, vai ter que mexer mais no bolso na hora de presentear na data.

+SIGA os canais de notícias do Giro no WhatsappTelegram e Linkedin.

O preço das barras de chocolate também registrou aumento, de até 11%. “É preciso considerar o aumento do preço do cacau, que é uma commodity”, destaca Giovanni Gropello, gastrólogo e professor do curso de Gastronomia do Centro Universitário IBMR.

Cacau: ovos de pequenos empreendedores

“Neste momento, se aplica a ‘lei da oferta e de demanda’, o que, consequentemente, vai alterar o preço dos produtos que levam o cacau como ingrediente na prateleira do mercado. Ainda que saibamos que muitos destes produtos não sejam 100% chocolate – alguns levam aditivos, gorduras e açúcares, o que faz com que baixe a qualidade do produto – querendo ou não, o preço do cacau impacta”, analisa Gropello.

O especialista sugere que o consumidor busque os pequenos empreendedores, que fabricam produtos artesanais, como uma saída para pagar mais barato e manter o ritual de presentear com chocolates na Páscoa. “É interessante fomentar o comércio local, buscar os microempreendedores, que fazem a venda com valor, muitas vezes, inferior ao que encontramos no mercado e, quase sempre, com qualidade superior, por se tratar de um processo artesanal, com mais cuidado”, avalia ele.

Os pequenos comerciantes costumam possuir lojas online, facilitando a pesquisa de preços sem ter que sair de casa. Outra dica importante é avaliar estes produtos nas redes sociais; as opiniões de clientes ajudam na escolha final.

“Estas pessoas são capacitadas em confeitaria, chocolateria, gastronomia, empreendem com criatividade nestas datas especiais e conseguem um bom lucro por causa desta rede de contatos que já consomem delas. Ao consumir destes empreendedores há um impacto social importante. Desta maneira, apoiamos até mesmo a sustentabilidade, levando-se em consideração o tipo de produto produzido e a finalidade de venda”, explica o professor do IBMR.

Preço do cacau sobe 75% e faz ovos de Páscoa ficarem mais caros
A Páscoa é a principal data para o setor de chocolates (Divulgação/Freepik)

Exportações para os EUA

A Cacau Show, instalada no município de Itapevi, parece não focar no preço do chocolate neste momento. Em suas redes sociais, Alex Costa, proprietário da empresa, anunciou que os ovos de Páscoa da marca podem ser encontrados agora em lojas dos Estados Unidos. “Do Brasil para o mundo!!! Turma, estou muito feliz em anunciar que os ovos de Páscoa da nossa Cacauzinha estão atravessando continentes e agora estão disponíveis nos Estados Unidos! É um momento de orgulho para nós, compartilhando o autêntico sabor do chocolate brasileiro com o mundo todo”, afirmou Costa.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.