Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Câmara cogita CPI após supostos crimes ditos por Moro

Logo Giro

Sugere-se que o presidente da República obstrua processos criminais. (Foto: Agência Brasil)


Logo após o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciar sua saída da pasta, na manhã desta sexta-feira (24), mostrando supostos crimes cometidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), deputados federais já começam a coletar assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). 

O pedido formulado pelo deputado Aliel Machado (PSB) cita os fatos falados por Moro. No requerimento, o parlamentar argumenta que “embaraçar investigação criminal” constitui crime, conforme Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013.

“Tendo em vista o fim de proteção da norma, que é proteger a Administração de Justiça de interferências externas, é inaceitável que se legitime ações de obstrução do processo criminal em sentidos estrito e amplo”, escreve o deputado.

“A Comissão Parlamentar de Inquérito deverá investigar os motivos que levaram o Presidente da República a usar da prerrogativa de seu cargo para finalidade pessoal, que é a proteção a investigações criminais”, defende Machado.

Na manhã desta sexta, o ex-juiz disparou pesado contra o presidente. “O grande problema desta troca é que haveria uma violação da garantia que me foi dada quando aceitei o convite para ingressar no governo, a garantia de que eu teria carta branca”, diz ele.

Haveria interferência na PF, o que gera um abalo na credibilidade. Minha e do governo. E também na PF, gerando uma desorganização que, a despeito de todos os problemas de corrupção dos governos anteriores, não houve no passado”, acrescentou Moro.

Juristas afirmam que Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade, entre outros.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.