Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ipea aponta crescimento de 0,7%, se Brasil ficar estável

Logo Giro
Estimativa } Ipea aponta que situação do país
irá interferir no crescimento

O Brasil terá um tímido crescimento em 2017, caso a situação política e econômica se estabilize. É o que mostra projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada na quinta-feira (30). Pela primeira vez desde 2014, os dados do primeiro trimestre registram variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB), de 0,3%.

Com isso, a estimativa sobre a soma de todos os bens e serviços produzidos no país é saltar 0,7% neste ano e o instituto estima crescimento econômico de 3,4% em 2018, com inflação em 4,5%.

Porém, a melhora estaria condicionada as condições do país no período. “A gente fez a análise baseada num cenário com reformas. A aprovação ou não de reformas terá grande impacto tanto nas projeções deste ano quanto do ano que vem”, disse o diretor de Estudos de Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro Souza Júnior.

A previsão para a retomada leva em conta a recuperação da indústria e da agropecuária que tem previsão de supersafras de soja e grãos em geral. Além disso, seria necessário um cenário sem grandes mudanças no ambiente externo, estabilidade da situação política e avanço na estruturação de um novo regime fiscal, citando a reforma da previdência.O projeto sobre as aposentadorias têm causado discussão em todo país, por conta de protestos contra a perda de direitos. O governo afirma que a reforma é necessária por conta do rombo nas contas do INSS.

Preços

Inflação deve fechar abaixo de 4%

Segundo projeções do Ipea, o processo de desinflação em curso continuará ao longo deste ano e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 3,9%, bem abaixo do centro da meta de inflação para o ano (4,5%). Em 2018, à medida que a atividade econômica acelere, a inflação poderá voltar a subir levemente para níveis próximos do centro da meta. “Estamos em trajetória de queda da inflação e isto dá conforto para as mudanças de política monetária que o Banco Central está implantando”, disse o diretor do Ipea. O BC espera que a inflação fique em 4% este ano. Para 2018, a projeção do BC é 4,5%, no centro da meta.

Receba nossas notícias em seu e-mail