Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Exército conclui inquérito sobre armas furtadas de quartel em Barueri

Logo Giro
Inquérito do Exército apura furto de metralhadoras em Barueri (Reprodução/Exército Brasileiro)

Dezenove metralhadoras furtadas em Barueri foram recuperadas, outras duas ainda são procuradas. Exército não revelou total de indiciados

O Exército concluiu na semana passada a investigação sobre o furto das 21 metralhadoras do Arsenal de Guerra em Barueri. O crime aconteceu em setembro de 2023 e resultou no indiciamento de militares e civis que são acusados pelo sumiço das armas. Além do furto, eles também foram responsabilizados por crimes como peculato, receptação e extravio das armas.

Dezenove metralhadoras foram recuperadas, outras duas ainda são procuradas. Segundo informações do Portal G1 e do Jornal Nacional, oito pessoas, sendo seis militares e dois civis, chegaram a ser investigadas pelo crime, porém, o Exército não informou o número de indiciados, nem quantos são militares e civis.

O Inquérito Policial Militar foi encaminhado primeiro ao Ministério Público Militar, que decidirá se há elementos para denunciar os investigados. Depois, o seu posicionamento seguirá para a Justiça Militar, que avaliará se há ou não indícios para incriminar as pessoas acusadas e torná-las rés no processo. Se forem punidos, os militares poderão receber penas de até 50 anos de prisão, cada um, e depois serem expulsos do Exército. 

Armas de Barueri encontradas em São Roque e Rio de Janeiro

Dez metralhadoras foram abandonadas por criminosos dentro de veículos no Rio, sendo oito em 19 de outubro e duas em 1º de novembro. No documento da força de segurança fluminense, um policial contou que a Polícia Civil do estado negociou com integrantes do CV, por meio de interlocutores, a devolução das dez armas.

Já outras nove metralhadoras foram encontradas em 20 de outubro em São Roque, interior paulista. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, bandidos que estavam com as armas furtadas trocaram tiros com policiais e fugiram, deixando-as num lamaçal. Nenhum suspeito foi preso e ninguém se feriu.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail