Também conhecido como Corredor Oeste, as obras do Corredor Metropolitano Itapevi/São Paulo ainda têm trechos parados na região.
As obras e serviços para a implantação trecho do corredor localizado entre Jandira à Carapicuíba, por exemplo, estão atrasadas. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, foram necessárias obras de readequação não previstas no projeto original, além de alterações nos projetos de implantação das paradas do Corredor e da Estação de Transferência Barueri, em comum acordo com as prefeituras locais. No Terminal Carapicuíba, os projetos da cobertura foram revisados.
Segundo a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, a previsão de entrega do Terminal Carapicuíba e das paradas de ônibus no trecho Jandira – Carapicuíba do trecho do Corredor é até o final deste ano, assim como as obras da Estação de Transferência Barueri, que têm conclusão prevista até o final de 2020.
Outra obra do Corredor Metropolitano que também está atrasada é a reforma e ampliação do Terminal Vila Yara.
De acordo com a EMTU, as obras de reforma e ampliação do Terminal Vila Yara sofreram interferências não previstas originalmente na estrutura, fundação e redes de abastecimento de água e gás, levando à revisão geral de projetos.
Ainda segundo a EMTU, em ambos os casos, os novos cronogramas foram justificados e analisados em pleitos de aditamento contratual firmados entre a EMTU e as empresas responsáveis pelos serviços.
O projeto original do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo (Butantã) tem como ponto inicial o Terminal Itapevi, junto à Estação da CPTM, e segue até a Estação Butantã do Metrô (Linha 4 – Amarela), na capital paulista. Está previsto para ter 30,4 km de extensão, abrangendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo que, juntos, somam cerca de 12,5 milhões de habitantes.
Na época de seu lançamento, em 2011, estava previsto para ser entregue totalmente concluído em 2014.