Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Atletas de Osasco tiveram destaque na Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2022

Logo Giro
Antony foi destaque na Copa do Mundo (Divulgaçãop/CBF)

Jogadores Rodrygo, Antony e Ederson defenderam o Brasil no Catar. Já a artilheira Cristiane, também nascida na cidade, se tornou um dos maiores nomes da história da Seleção Brasileira Feminina

Osasco esteve bem representada na Seleção Brasileira que disputou a última Copa do Mundo. Realizada nos meses de novembro e dezembro de 2022 no Catar, o elenco contou com a presença de um trio nascido na cidade: os atacantes Rodrygo e Antony e o goleiro Ederson. Junto com o Rio de Janeiro, Osasco foi a cidade que mais teve atletas convocados pelo então técnico Tite.

Ederson é titular do Manchester City desde a temporada 2017/2018 e homem de confiança do técnico Pep Guardiola. Ele começou sua carreira na base do São Paulo e antes mesmo se de profissionalizar, se transferiu para o Benfica, de Portugal. Ele defendeu três clubes em terras lusitanas antes de se mudar para a Inglaterra. Lá o arqueiro osasquense conquistou quatro Copas da Liga e quatro taças da Premier League. Em 2017 foi convocado pela primeira vez e disputou 19 jogos com a camisa verde e amarela.

O atacante Antony, nascido em 2000, começou cedo defendendo o Grêmio Osasco na categoria sub-13 e não demorou para ser contratado pelo São Paulo. No Tricolor ficou até 2020, quando se transferiu para o Ajax da Holanda. Foram duas temporadas ali e as boas atuações o levaram em agosto do ano passado para o gigante Manchester United. Pela seleção, foram 15 jogos entre 2021 e 2022 e dois gols.

Atletas de Osasco tiveram destaque na Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2022
Com a camisa do Brasil, Cristiane disputou 98 jogos e foi às redes 54 vezes (Divulgação/CBF)

Rodrygo fez toda a sua carreira de base no Santos, mostrando muita categoria e um faro de artilheiro desde o sub-11. Após 27 gols em 24 jogos pelo sub-17 entre 2016 e 2017, ele subiu direto para o elenco profissional. Com somente um ano no time principal, o poderoso Real Madrid o contratou. O atleta foi se aprimorando até se tornar destaque na temporada 2021/2022, marcando gols decisivos na reta final da Liga dos Campeões, conquistando o título. Na seleção, 13 jogos e um gol marcado.

Outro enorme destaque do futebol, desta vez no feminino, nascido na cidade é a atacante Cristiane, um dos grandes nomes que vestiu a camisa da seleção brasileira da categoria em todos os tempos. Nascida em 1985, ela começou a carreira no Juventus, de São Paulo, e se transferiu para a Alemanha em 2006. Desde então, defendeu um total de 13 clubes, tendo maior destaque no Santos, seu time atual.

Cristiane nada mais é do que a maior artilheira, contando os torneios masculinos e femininos, dos Jogos Olímpicos com um total de 14 gols. Com a camisa do Brasil, ela disputou 98 jogos e foi às redes 54 vezes. Na última temporada ela foi vice-campeã paulista com as Sereias da Vila, mas ficou com a artilharia marcando 19 gols, fechando o ano com a belíssima marca de 32 tentos em 30 partidas disputadas.

Nomes que entraram para a história
Outros nomes nascidos em Osasco tiveram destaque em décadas anteriores. Edu Manga, que surgiu no Palmeiras e foi destaque do alviverde no final dos anos 1980, é um deles. Paulinho Kobayashi, hoje técnico, defendeu vários clubes importantes nos anos 1990, porém é sempre lembrado pelo período em que esteve no Santos. Vágner Benazzi teve carreira modesta como atleta de 1972 a 1987, e nos anos seguintes se destacou como técnico. Além de ter conquistado diversos acessos no interior paulista, ele salvou a Portuguesa do rebaixamento à Série C em 2006, ficou com o caneco da Série A2 em 2007 e, no mesmo ano, subiu com o time lusitano para a Série A do Brasileiro. Nos anos 2000. Kléber Gladiador, fez história. Começou no São Paulo e também defendeu Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba.

Receba nossas notícias em seu e-mail