Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Centro de diagnósticos para COVID-19 será inaugurado em maio

Logo Giro
No laboratório serão realizados testes RT-PCR (Divulgação)

Já está definido para maio, a inauguração do Centro de Diagnósticos emergencial para exames do Covid-19 em Alphaville. O laboratório terá capacidade de analisar 30 mil amostras por dia e contará com 100 profissionais para esta atividade. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde do Grupo Dasa, líder em medicina diagnóstica.

Na parceria firmada, o Ministério da Saúde recebeu da rede de laboratórios Dasa a doação do serviço de processamento de amostras respiratórias de testes RT-PCR (biologia molecular) para detecção da Covid-19.

A empresa, especializada em medicina diagnóstica no Brasil, vai disponibilizar, de forma gratuita, profissionais e infraestrutura para a realização dos exames, com insumos cedidos pela pasta. A iniciativa, que tem caráter emergencial, poderá se tornar a maior operação no mundo para testagem do coronavírus e prevê a realização de até 3 milhões de exames de RT-PCR nos próximos seis meses.

O objetivo é processar até 30 mil exames por dia de RT-PCR, considerada a metodologia “padrão-ouro” para o diagnóstico da Covid-19. Esse quantitativo poderá ser ampliado, de acordo com a disponibilidade de equipamentos e entrada de outras empresas no projeto.

Para viabilizar a etapa de coleta das amostras, o Ministério da Saúde convocou, por meio de outro chamamento público, empresas privadas para fornecer prestação de serviço de coleta domiciliar e nos postos de saúde, além da logística de armazenamento e transporte diário das amostras para o Centro de Diagnóstico Emergencial, localizado na cidade de São Paulo (SP).

A medida faz parte de mais uma das ações permanentes do Governo do Brasil para ampliar a testagem para o coronavírus na rede pública de saúde por meio da disponibilização de novos testes, seja por compra direta ou por meio de doações.

A prioridade é a realização de exames de RT-PCR para diagnóstico de Covid-19, podendo chegar a realizar até 3 milhões de exames nos próximos seis meses. 

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.