Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Vacinação contra gripe começa em abril no estado

Logo Giro
Professores, idosos e gestantes devem se vacinar

A vacina contra a gripe, que protege contra os vírus da influenza, como H1N1, estará disponível para a população na rede de saúde do Estado de São Paulo a partir de 17 de abril, segundo o ministro da saúde, Ricardo Barros.

O Dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como Dia D, foi agendado para 6 de maio (sábado). Nesta data, postos de saúde de todo o país devem abrir as portas para imunizar a população contra a doença.

No ano passado, a cidade de Cotia registrou 21 casos de H1N1 e um óbito. Em Santana de Parnaíba, não houve mortes pela doença em 2016, segundo a prefeitura.

Osasco teve 195 ocorrências de Síndrome Respiratória Grave, sendo 69 causados pelo vírus influenza. O total de óbitos registrados durante 2016 foi de 21, derivados da Síndrome. Barueri anotou 10 óbitos em 2016.

Neste ano, os professores da rede pública e privada serão incluídos como público-alvo da campanha. Também devem ser imunizados crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 40 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com algum tipo de comorbidade.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, a expectativa é vacinar 54 milhões de brasileiros. “Serão quase 3 milhões a mais do que o previsto no ano passado”. A campanha deve terminar em 19 de maio.

Receba nossas notícias em seu e-mail