Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Sem nome favorito, disputa eleitoral em Araçariguama será acirrada

Logo Giro
Instituto MAS Pesquisa ouviu 400 eleitores de Araçariguama entre os dias 14 e 15 de agosto (Foto: Divulgação/Cioeste)

Com pouco mais de 22 mil habitantes, a cidade de Araçariguama apresenta um dos cenários eleitorais mais polarizados das 11 cidades que compõe o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). Quem explica os motivos é o cientista político, sociólogo e diretor do Instituto MAS Pesquisa, Marcos Agostinho Silva. 

“A eleição municipal em Araçariguama será uma das mais disputadas por conta da tendência que há nesses municípios da Região Oeste da Grande São Paulo. Dessas 11 cidades, em nove delas os prefeitos devem concorrer a reeleição e terão automaticamente ligeira vantagem”, avalia Silva.

Os dados levantados pela Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto do Instituto MAS Pesquisa apontam que Araçariguama é o único município da Região Oeste onde o favoritismo a determinado pré-candidato ao cargo de prefeito não existe. Em sua análise, o diretor da consultoria ressalta que o fato de a prefeita Lili Aymar (na época pelo PV, atual Republicanos), eleita em 2016 com 50,27% dos votos, estar afastada de seu cargo por irregularidades apontadas pela Justiça, corrobora com o cenário tão incerto. 

“Soma-se a isso também o fato de o ex-prefeito de Araçariguama e marido de Lili, Carlos Aymar (PSL), ter sido preso em flagrante ao receber propina dentro da prefeitura em outubro do ano passado. Tais episódios arranham e muito a imagem daquela que seria a favorita às eleições municipais, o que abre espaço para várias outras candidaturas ao cargo mais cobiçado de Araçariguama”, finaliza o cientista político.

A seguir, acompanhe as projeções detalhadas para a corrida eleitoral 2020 em Araçariguama

Intenção de voto espontânea
Mesmo sem mencionar o nome dos pré-candidatos, quando questionados em quem votariam para prefeito se a eleição fosse hoje, os entrevistados responderam: Rodrigo Andrade (7,2%), Lili Aymar (6,2%), Vanilce Freitas (4,5%), Leandro Amaro (4%), Moacir Godoy (3,5%), Cauan Martins (2,5%), Fernandinho (1,2%), Baixinho (0,5%), Joca (0,2%), Tiro (0,2%), Tilápia (0,2%), Direita (0,2%), nulo (1%), nenhum (8,9%), não sabem (59,6%). 


Intenção de voto estimulada
Se os pré-candidatos à prefeitura fossem estes, em qual destes votaria? Quando apresentados os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa revela que Rodrigo Andrade figura com 13,6%, seguido por Lili Aymar (12,9%), Moacir Godoy (10,7%), Vanilce Freitas (10,7%), Leandro Amaro (9,2%), Cauan Martins (6%), Fernandinho (3,2%), não sabem (16,9%), rejeitaram todos (16,9%). 

Rejeição dos pré-candidatos
Questionados sobre os pré-candidatos que não votariam de jeito nenhum, Lili Aymar aparece com 33,7%. Na sequência, Moacir Godoy (7,2%), Rodrigo Andrade (5,2%), Cauan Martins (3,2%), Fernandinho (2,5%), Leandro Amaro (2,5%), Vanilce Freitas (1%), não rejeitaram nenhum (10,2%), rejeitaram todos (16,9%), não sabem (17,6%).

Aprovação do atual governo municipal
Na amostra feita pelo Instituto MAS Pesquisa, 3,3% avaliam o governo Joca como ótimo, 16,1% consideram bom, 48,4% disseram que é regular, 21,1% afirmaram ser péssimo, 8,2% apontaram como ruim e 3% não sabem ou responderam. 

Avaliação da prefeita afastada
No levantamento do Instituto MAS Pesquisa, quando questionados sobre o trabalho da prefeita eleita Lili Aymar, afastada do cargo em outubro de 2019 por improbidade administrativa, os entrevistados avaliam como ótimo (8,2%), bom (21,8%), regular (33,5%), péssimo (22,3%), ruim (11,9%), não sabem ou não responderam (2,2%). 

Metodologia de pesquisa
A Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto do Instituto MAS Pesquisa obedece ao regime de quotas do TSE de 2020, sob o número de identificação do Registro Eleitoral: SP-07901/2020. O Instituto MAS Pesquisa ouviu 400 eleitores, residentes na cidade de Araçariguama entre os dias 14 e 15 de agosto. A estratificação da pesquisa compõe: sexo, idade, região, escolaridade e religião A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.

Receba nossas notícias em seu e-mail