Sidebar Menu

Rogério Lins, Rubens Furlan e Igor Soares têm o maior número de partidos nas coligações

Das 11 cidades da região oeste da Grande SP, em nove delas os prefeitos buscam a reeleição, como é o caso dos candidatos de Osasco, Barueri e Itapevi, respectivamente
No topo das coligações: na foto (da esq. p/ dir.), Rogério Lins, Rubens Furlan e Igor Soares, prefeitos de Osasco, Barueri e Itapevi (Fotos: Divulgação/Reprodução Facebook)

Com a definição do cenário das eleições municipais 2020, ocorrido no último dia 27 de setembro, das 11 cidades que fazem parte do consórcio Cioeste, nove delas possuem candidatos que buscam a reeleição (Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista).

Para aumentar a força de sua campanha e visibilidade, os atuais prefeitos desses municípios se filiaram com o maior número possível de coligações partidárias. Em Araçariguama e Santana de Parnaíba, os atuais prefeitos apoiam outros candidatos.

Levantamento feito pela reportagem do Giro S/A aponta que Rogério Lins (PODEMOS), atual prefeito de Osasco, soma em sua aliança partidária 15 legendas e figura como candidato líder de coligações na região. Lins foi eleito em 2016 com 61,21% dos votos. Hoje, faz parte da chapa "Osasco Cada Vez Mais Nossa", que inclui: Avante, Cidadania, Democratas, MDB, Patriota, Pc do B, PDT, PL, PODEMOS, Progressistas, PSB, PSD, PTC, Rede e PMB.

Rubens Furlan (PSDB) tenta a reeleição pela sexta vez. O prefeito venceu as eleições 2016 com 84,73% dos votos. Filiado à coligação "Caminho Certo", tem o apoio de 13 partidos: PSDB, Republicanos, Pc do B, PRTB, PDT, PSL, PSC, DEM, PTC, Avante, Solidariedade, PTB e PL.

Igor Soares (PODEMOS) foi o vitorioso nas eleições municipais de 2016 na cidade de Itapevi, com 66,39% dos votos. À frente da coligação "Todos por Itapevi", busca a reeleição com a aliança de 11 partidos: Podemos, PSD, Democratas, Republicanos, Patriotas, PSL, PSDB, PL, PSB, PT, e PTB.

Osasco possui 567.361 eleitores aptos a votar, diz TSE (Foto: Divulgação/Governo do estado de São Paulo)

Confira, a seguir, o panorama dos outros oito municípios e suas coligações partidárias

Prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD) teve 38,61% dos votos na eleição de 2016. Filiado à coligação "Cotia no Rumo Certo", tem aliança com dez partidos: PSD, PV, PL, MDB, Solidariedade, Podemos, PMN, Patriota, Democratas e Republicanos. 

Marcos Neves (PSDB), prefeito de Carapicuíba, venceu as eleições em 2016 com 56,85% dos votos. Na época era filiado ao PV. Membro da coligação "Carapicuíba no Caminho Certo", totaliza o apoio de nove partidos: PSDB, Podemos, Democratas, MDB, Republicanos, Patriotas, PSC, PL e PV.

Atual prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB) foi reeleito com 63,65% dos votos em 2016. Em agosto de 2013, assumiu o cargo de prefeito interino, sendo eleito em dezembro do mesmo ano. Em 2020, Cezar apoia o candidato Marcos Tonho (PSDB), filiado à coligação "Todos Juntos", que inclui oito partidos: PSDB, Podemos, MDB, Patriota, Democratas, PL, Republicanos e Avante.

Após vencer a eleição suplementar determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 48% dos votos válidos, Danilo Joan (PSD) foi eleito a prefeito do município de Cajamar em 2019. Filiado à coligação "O Trabalho Não Pode Parar", o político se aliou a oito partidos: PSD, Avante, MDB, PDT, PL, Podemos, PP e Republicanos.

Josué Silveira Ramos (PL), de Vargem Grande Paulista, foi eleito em 2016 com 40,06% dos votos. Em sua coligação "O bom trabalho tem que continuar", figuram sete partidos: PR, PSDB, PPS, PSL, PSD, PRP e REDE.

O vice-prefeito João Batista Damy Corrêa, conhecido como Joca (PMDB), foi empossado prefeito de Araçariguama em 2019 após a Justiça ter afastado a prefeita Lili Aymar (Republicanos) do cargo. Nas eleições municipais deste ano, até o momento, o prefeito Joca se mantém neutro, sem apoiar nenhum dos candidatos. A reportagem apurou que o candidato Rodrigo Andrade (PROS), filiado à coligação "Coragem para Transformar", possui a mesma quantidade de coligação da candidata Lili Aymar (Republicanos), da chapa "O Povo Sabe de Tudo, a Mudança Continua". Rodrigo tem a aliança dos partidos: PROS, PSL, PSD, PL, Patriota. Já Lili, tem o apoio dos seguintes partidos: Republicanos, MDB, Avante, PP e PSB.

Com 48,21% dos votos, Paulo Barufi (PTB) foi eleito prefeito de Jandira em 2016. Busca seu segundo mandato com a coligação "Jandira Quer Uma Nova História". O político é apoiado por cinco partidos: PTB, PL, PMN, PRTB e Podemos.

Gregório Rodrigues Pontes Maglio (PMDB) foi eleito prefeito de Pirapora do Bom Jesus após eleição suplementar realizada em 2018, com 42,22% dos votos válidos. Filiado à coligação "O Trabalho Tem Que Continuar", apoia o candidato Dany Floresti (PSD), que recebe a força de cinco partidos: PSD, Cidadania, PT, PL e DEM. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection