Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

“A oposição precisa existir com responsabilidade”, diz prefeito de Cotia

Logo Giro
YouTube video

Encerrando a sequência de entrevistas com os prefeitos da região, o jornal Giro S/A publica o bate-papo com o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), que fala dos três anos de governo e as metas para o último ano de gestão. Franco falou de política, mas diz que alianças serão definidas no ano que vem.

Quais as principais conquistas desses três anos de mandato?
Destaco a gestão pública com responsabilidade. Hoje temos uma cidade financeiramente equilibrada, para que pudéssemos entregar obras de educação, infraestrutura e saúde. Com essas ações, conseguimos manter nossos colaboradores e fornecedores com o pagamento em dia.

Quais os investimentos em saúde e educação?
Na Educação conseguimos reformar mais de 50 escolas e vamos reformar mais 43. Além disso, abrimos 2,5 mil vagas de creches e terminaremos o mandato com 100% da demanda atendida. Também investimos em uniformes, material escolar de qualidade e na preparação da equipe técnica. Já na saúde, temos o Pronto Socorro Infantil que está em processo de licitação. Realizamos pesquisas e as avaliações são boas.

O senhor implantou uma subprefeitura da Granja Viana. Quais são os resultados?
Queríamos a descentralização do serviço para que os moradores da Granja não precisem se deslocar até o Centro. Mas, acredito que o maior avanço foi na questão da zeladoria, em serviços como tapa- buraco e limpeza. Também avançamos na parte de iluminação pública e estamos finalizando algumas intervenções de mobilidade na Granja, mas elas envolvem o Estado, pois são áreas de domínio do DER.

Quais são os objetivos para o último ano de governo?
Vamos entregar a construção dos 43 parques. Também vamos finalizar a reforma das escolas e o início da construção do Teatro Municipal e do Pronto Atendimento Infantil. Vamos entregar a obra de duplicação da Estrada de Caucaia que é a maior obra de infraestrutura de Cotia. Até o final do mandato, vamos concluir 60% do programa Ilumina Cotia e entregar mais de 70% do que foi comprometido no programa de 200 ações e intervenções.

O senhor é candidato a reeleição. Como o senhor vê o processo eleitoral na cidade e teme o uso de fake News na eleição?
Uma coisa que não dá para correr são das fake news. Infelizmente, elas se proliferam muito rápido. Acredito que com trabalho as pessoas começam a formar opinião. Agora, a oposição é natural. Mas, a oposição precisa existir com pessoas de responsabilidade. O que a gente vê por aí são lunáticos que falam o que querem. A rede social é o ambiente dos corajosos, pois quando vêm para um debate frente a frente, a gente equilibra de uma forma responsável.

Como está a aliança com o PSDB?
O Almir Rodrigues é um grande parceiro e tem ajudado muito a administração. Temos a deputada federal Bruna Furlan que é uma parceria de Cotia, ou seja, temos uma aliança histórica, mas é natural que os partidos grandes pensem em lançar candidatura própria. Mas, deixo esse assunto para o ano que vem.

O senhor teme o crescimento da oposição e como vê a atuação do vereador Eduardo Nascimento?
Temos uma base muita boa e apenas um vereador de oposição que tem uma atuação eleitoreira. Ele está montando um grupo para disputar a eleição. Mas, todas as atuações dele não tem êxito e isso causa uma frustração na oposição. Quem conhece a história da cidade vê a qualidade das obras e da gestão. E isso tem nos dado uma musculatura política muito maior para que a gente não precise entrar nesse processo eleitoral antecipado que só prejudicaria a gestão.

Receba nossas notícias em seu e-mail