Sidebar Menu

Quem vence: votos nulos ou brancos?

Expectativa dos cartórios da região é de que os números de votos brancos e nulos devam se manter no mesmo patamar de quatro anos

Nas últimas eleições municipais de 2016, três cidades da região se destacaram negativamente na contagem de votos brancos e nulos. Osasco, Carapicuíba e Jandira, dentro dos onze municípios que compõem o Cioeste (Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista), foram onde o eleitor mais anulou ou deixou o voto em branco. A cidade de Osasco foi, inclusive, a que teve o menor índice de votos válidos, com 80,55%.

Na contramão de Osasco, Araçariguama foi a cidade que menos teve votos nulos e brancos, e por consequência mais teve votos válidos. O total de votos válidos nesse município foi de 95,59%.

De acordo com alguns cartórios eleitorais ouvidos pela reportagem do Giro S/A, em 2020 a expectativa é de que os números de votos brancos e nulos devam se manter no mesmo patamar de quatro anos atrás, ou crescer bem pouco por conta do curto período de campanha eleitoral.

SAIBA A DIFERENÇA
O voto nulo não anula a eleição como muitas pessoas pensam. Ele é aquele em que o eleitor manifesta a sua intenção de anular seu voto por não concordar com as propostas de nenhum dos candidatos. Algumas pessoas acreditam que, caso os votos nulos alcancem a maioria absoluta dos votos, isto é, 51%, a eleição é cancelada, mas essa informação não é verdadeira. Pela Lei Eleitoral, os nulos não são considerados na apuração, apenas os votos válidos, ou seja, os votos que são direcionados para algum candidato ou para alguma legenda.

Já o voto em branco é, geralmente, usado pelo eleitor que não decidiu seu voto e, assim, optou por deixá-lo em branco. Diferentemente do que muitos pensam, ele não vai para nenhum partido ou legenda.

Na prática, a única diferença entre voto nulo e o branco, além da estatística, pois são computados separadamente, é a forma como o voto é registrado na urna pelo eleitor. De toda forma, no final, ambos são considerados votos não válidos e não interferem na eleição.

Conheça a porcentagem de votos nulos e brancos na região nas eleições passadas:

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection