Sidebar Menu

Prefeituras omitem dados

Na área de licitações de Barueri só é possível consultar os editais após um cadastro, o que contraria a lei. 

Os Portais da Transparência das prefeituras de algumas cidades da região apresentam falhas e até omissões nas informações, não seguindo o que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI). Para as consultas foram usados três navegadores – Explorer, Chrome e Mozilla.

Na área de licitações de Barueri só é possível consultar os editais após um cadastro, o que contraria a lei, e os resultados dos pregões realizados não aparecem na pesquisa. A mesma situação ocorre em Carapicuíba.

Quando o assunto são os cargos e salários dos servidores baruerienses não há nem menção sobre esse tema.

"Uma administração pública transparente é aquela que funciona de maneira aberta, sem nada às escondidas, baseada em princípios éticos e democráticos, em função da facilidade que têm os cidadãos em acessar as informações públicas", explica o professor, Pablo Luiz Martins, da Universidade Federal de São João Del Rei.

De Itapevi alguns editais licitatórios são visualizados em um mesmo local. Já em grande parte é preciso pesquisar em outras abas, o que dificulta a consulta.

Osasco disponibiliza editais dos processos licitatórios, mas, em alguns casos, não estão publicadas as atas de registro de preços e contratos com as empresas vencedoras. Somente em algumas publicações constam as informações completas.

Já Santana de Parnaíba não publica os nomes, salários e cargos de servidores desde 2016. Cotia e Jandira divulgam todas as informações na página.

Todos os municípios com falhas citadas pela reportagem foram procurados e somente as Prefeituras de Osasco e Parnaíba responderam. "Desde maio do ano passado, Osasco tem adotado inúmeras medidas para garantir transparência e acesso às informações. Ainda estão sendo providenciadas, pois requerem o aumento na capacidade de armazenamento e processamento", esclarece o município de Osasco. Já Parnaíba diz que "está sendo desenvolvido novo portal da prefeitura onde todas informações do Portal da Transparência estão sendo atualizadas".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também: