As redes sociais dos prefeitos da região fazem uso do que especialistas chamam de marketing de engajamento e mesclam as publicações entre a atividade pública e a vida pessoal.
Para o professor de Teoria da Comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, José Maurício Conrado, a estratégia suaviza a imagem do político. “O marketing do engajamento humaniza a imagem. Funciona quando a figura pública utiliza postagens da vida pessoal com familiares, praticando algum esporte entre outros, o que gera engajamento”, explica Conrado.
O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), enxerga o contato com o munícipe muito importante. “A rede social tem um papel fundamental hoje para a sociedade. Nós conseguimos, por meio dela, informar as ações que estão sendo feitas, das atitudes que o governo está tomando em benefício da população. Acho que essa é uma ferramenta imprescindível para as pessoas dialogarem comigo e vice-versa”, comenta o prefeito de Cotia.
“As redes sociais são um importante canal de comunicação com a população, permitem que o cidadão se mantenha atualizado sobre os nossos trabalhos e da prefeitura. Posto minha rotina diária, que envolve atividades profissionais e pessoais”, diz Elvis Cezar (PSDB), de Santana de Parnaíba.
O cientista político da Universidade Mackenzie, Márcio Juliboni, comenta que essas figuras públicas têm alterado a forma de comunicação com a população. “Os políticos são representantes de uma democracia direta. A rede para alguns representa contato direto sem mediação de outros meios tradicionais”, diz Juliboni.
Durante o período, Elvis Cezar apresentou o melhor índice de engajamento e performance no Facebook, sendo os cinco melhores desempenhos foram vídeos sobre obras na cidade.
Rogério Lins (Pode/Osasco) tem mais seguidores da região e vem na sequência sendo sua melhor publicação a visita de suas filhas ao hospital no período em que ficou internado (após sofrer queimaduras em fogueira). Os outros quatro melhores estão relacionados à sua rotina após alta hospitalar.
Igor Soares (Pode/Itapevi) apresentou o terceiro melhor desempenho, sendo a que a com mais curtidas foi sobre uma ação para moradores em situação de rua no inverno.