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Políticos da região começam a descobrir o Tik Tok

Consultora especializada em comunicação política fala sobre as vantagens da ferramenta
Psicóloga Gisele Meter é especialista em comunicação política na consultoria Estratégia Parlamentar (Foto: Divulgação/Reprodução Instagram)

Por meio do poder de alcance e engajamento de eleitores em todo o mundo nas redes sociais, os políticos começaram a explorar ainda mais essas ferramentas para falar diretamente com os eleitores. As eleições de 2018 foram um claro termômetro de que usar as redes sociais é um caminho sem volta. Seja pelo Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn, a mensagem chega certeira e sem interferências. A grande novidade nas eleições municipais de 2020 é o Tik Tok, aplicativo chinês de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos. Neste ano, o aplicativo chegou a ser o mais baixado em todo o planeta - com mais de 800 milhões de usuários ativos.

Embora ainda subutilizado, alguns candidatos a prefeito e vereador da região oeste da Grande São Paulo têm utilizado o app em suas campanhas. Em Osasco, por exemplo, o candidato a prefeito Emidio de Souza (PT) tem publicado vídeos até então impensáveis em outros tempos, com dancinhas divertidas repletas de legendas de seu plano de governo e projetos entregues em mandatos anteriores. Já em Barueri, a candidata a prefeita Mari Tavelli (PSB) também é adepta do Tik Tok. Outros nomes foram identificados pela reportagem: Danilo Joan (PSD), em Cajamar; Sergio Ribeiro (PT), de Carapicuíba e Igor Soares (Podemos), candidato à reeleição em Itapevi. Outros candidatos como o Dr Lindoso (Republicanos) e Rogério Lins (Podemos), ambos de Osasco, aparecem em campanhas de vereadores publicadas no Tik Tok.

"Política tem que ser séria, mas não precisa ser chata"
À frente da consultoria Estratégia Parlamentar, a especialista em comunicação política, Gisele Meter, ajuda políticos de todo o país em uma tarefa nada fácil: a conquista de autoridade no meio digital. À reportagem, Gisele ressalta que em cidades pequenas, por exemplo, o Facebook e o Whatsapp são muito utilizados, já em grandes metrópoles, o Instagram vem ganhando destaque. "O que ocorre no caso do Tik Tok é que os políticos o vêem mais como uma rede social e não como um meio de produzir conteúdo para ser distribuído em outras plataformas", diz.

A profissional alerta os políticos que atende sobre a importância do uso das redes sociais de forma estratégica, além de levar em consideração o comportamento das pessoas na cidade ou região em que o candidato pretende divulgar a sua mensagem. "Os que entenderam o potencial da plataforma são os que já estão colhendo frutos nesta rede social, como é o caso do deputado estadual Requião Filho (MDB), um dos primeiros políticos brasileiros a entrar na plataforma, por exemplo", afirma. Gisele dá três dicas para um bom Tik Tok político: "aposte em títulos criativos; use hashtags relevantes e seja criativo no formato".

Gisele complementa, dizendo que para ganhar visibilidade no app, os políticos precisam estar dispostos a produzir seus próprios conteúdos, o que acaba por inviabilizar o uso da plataforma de maneira mais humanizada. Apenas republicar conteúdos ou levar trechos de vídeos gravados, que não foram idealizados para essa plataforma, não contribui para a produção de conteúdo que essa rede social exige. A consultora pondera que é um equívoco pensar que o Tik Tok é somente para jovens. 

"Com a pandemia, o número de usuários de todas as idades cresceu, principalmente pessoas na faixa dos 40 anos de idade. Por isso a plataforma se torna cada vez mais interessante. Em tempos de pandemia, os políticos precisam estar onde as pessoas estão: nas redes sociais". Na conta @estrategiaparlamentar, no Instagram, Gisele disponibiliza dezenas de dicas e cursos direcionados exclusivamente para políticos e assessores. "Como gerar engajamento em posts políticos", "Como perder seguidores" e "Fotos na comunicação política" são alguns dos temas.

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