Sidebar Menu

"Osasco é uma família e nós vamos governar com o povo", diz Lula

Declaração de ex-presidente foi feita em live com Emidio de Souza, candidato a prefeito da cidade
Petistas defendem que política de Osasco precisa "escutar a população" (Foto: Reprodução/Facebook)

Na noite de quarta-feira (9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma live na página oficial do Facebook do pré-candidato a prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT). A reportagem do Giro S/A acompanhou o bate-papo. Acompanhe a seguir os principais trechos. 

Gestão petista
Em pouco mais de uma hora de transmissão, Lula e Emidio debateram sobre as ações da sigla no comando de Osasco durante as duas gestões consecutivas de Emidio, prefeito da cidade de 2005 s 2012. "Com o apoio do governo federal de Lula, reurbanizamos áreas como o Morro do Socó e o Morro do Sabão. Também, inauguramos dois Centros de Educação Unificada (CEU), três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), trouxemos a universidade federal para Osasco e ampliamos o Bolsa Família para 25 mil beneficiários", pontuou Emidio. "Em 2005, Osasco figurava como 25º Produto Interno Bruto do país. Hoje, é o 6º PIB do Brasil e o 2º do estado de São Paulo. E isso não acontece à toa", completou.

O ex-prefeito ainda afirmou que sua gestão foi democrática, por meio do Departamento de Orçamento Participativo, ouvindo a necessidade do morador de cada bairro, apresentando o orçamento disponível e debatendo com a população o que poderia ser colocado em prática. Lula lembrou que o sistema foi criado pelo PT em 1982, em Diadema, "e que se tornou tão importante que a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a recomendar o modelo como a melhor forma de gerir uma cidade, principalmente nos países em desenvolvimento da América Latina e África".

Planos de governo
"Quero ter a chance de governar Osasco novamente, pois, se conseguimos fazer tudo o que fizemos com um orçamento de R$ 500 milhões na época, quanto poderemos fazer com quase R$ 3 bilhões que a cidade tem hoje? Isso é o que mais me motiva, ver que podemos fazer muito mais por Osasco", ressaltou Emidio. Para a campanha das eleições municipais deste ano, o pré-candidato a prefeito elencou que deseja abrir escolas de período integral; dobrar o número de CEUs; construir mais UPAs; oferecer mais oportunidades para os jovens, com capacitações para o mercado de trabalho e programas de estágio; retomar o orçamento participativo e o programa Saúde da Família; tornar Osasco um polo tecnológico; levar centros culturais e eventos para os bairros, como os bloquinhos de Carnaval; entre outras ações.

Lula quer Osasco com Emidio
O ex-presidente reforçou que irá apoiar a campanha de Emidio e deseja que o político faça uma gestão voltada à população osasquense. "Tenha certeza que durante a campanha, vou pedir pra cada companheiro de Osasco, que acredita no PT e acredita em mim [Lula], que ele vote em você [Emidio], pra que a gente possa fazer uma revolução na Grande São Paulo. Osasco é uma família e nós vamos governar com o povo", afirmou.

Lula também comentou sobre o cenário nacional. "Em nosso tempo, era aumento de salário e geração de emprego, as pessoas tinham alegria. Hoje, a sensação é de ódio, de desesperança, com um governo que só pensa na exportação e em liberar arma. O povo precisa voltar a acreditar que é possível arrumar o Brasil e tenho certeza que quem fará isso em Osasco é o Emidio. Quero que Emidio seja prefeito porque, a essa altura, Osasco precisa da experiência dele para que volte a ser feliz", concluiu Lula.

Oficialização de campanha
Emidio adiantou que no próximo domingo (13) o PT de Osasco fará a convenção partidária para oficializar sua pré-candidatura a prefeito. O político revelou que a coligação conta com PT, PV e PTB, que indicou Silvio Neves (PTB) como vice-prefeito. "Meu vice é pastor evangélico, advogado, pós-graduado em direito constitucional, é negro, defende os diretos humanos e tem responsabilidade social. É com essa bagagem que a chapa vai para a corrida eleitoral", argumentou Emidio. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection