Sidebar Menu

Vereadores de Parnaíba levam quatro horas em sessão na Câmara para aprovar pauta do dia

Foram aprovados dez projetos de lei durante a sessão 

Na terca-feira, 13, a 22ª sessão da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba começou às 15h e terminou depois das 19h. Moções, requerimentos e projetos de lei foram abordados.

As primeiras horas foram marcadas por cinco moções de aplausos: ao Padre Silvio Andrei Rodrigues, por assumir os trabalhos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário; ao sr. Ivan Luiz Reis de Oliveira, presidente do C.A.S.A. – Clube Atlético Sant'Ana, em comemoração dos 92 anos da entidade; à Delegação da Fundação Eprocad, pela participação no Street Football Word Festival 2019, na França, aos ciclistas que realizaram a 11ª Romaria até o Santuário Nacional de Aparecida; e à presidente da Comissão da Mulher, Drª. Kátia Bedin e aos advogados da 247ª Subseção da OAB em Santana de Parnaíba, em celebração ao Dia do Advogado (11/8).

"Quero parabenizar esses jovens guerreiros da Fundação Epocrad, que foram a Lyon, na França, nessa grande empreitada. No bairro 120, a instituição tem um bonito projeto em parceria com a Cacau Show e a prefeitura. Em 2018 foi eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil", afirmou o vereador Amâncio Neto (PSDB), autor da moção.

A Casa de leis estava cheia, com vários vereadores se manifestando sobre as moções. Em seguida, foram aprovados 10 projetos de lei, três elaborados pelos parlamentares e sete pelo poder Executivo. O presidente da Câmara, Nilson Martins (PHS), consultou os vereadores em relação ao horário. "Se não conseguirmos concluir até 19h, continuamos com a sessão até o final da votação?", perguntou ele. Os parlamentarem aceitaram.

Entre eles, o PL nº 91/2018, do vereador Alemão da Banca, inclui no calendário oficial do município o Dia do Administrador e o PL nº 85/2019, do parlamentar Ronaldo Santos, que refere-se ao Dia da Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.

Dos Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo, o PL nº 194/2019 aborda a criação do Departamento Municipal de Agricultura, junto à Secretaria Municipal de Emprego, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Já o PL nº 183/2019 dispõe sobre a reserva de faixa non aedificandi nas avenidas Valville e Pentágono, em Alphaville. Por último, foi aprovado o PL nº 203/2019, que autoriza a abertura de crédito para várias construções: Complexo Educacional Imídeo Giuseppe Nerici, túnel no bairro de Alphaville, Parque Tibiriçá (Bairro 120), estacionamento multiuso/centro de eventos e Etec no Centro.

"O túnel é importante para a mobilidade urbana da região. O parque Tibiriçá é o maior de todos, com 200 mil metros. E a Etec vai formar mil alunos por ano", destacou Alemão da Banca (SD).

Veja mais notícias sobre Política.