Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Justiça autoriza Lula ir ao velório do neto

Logo Giro
Ex-presidente Lula comemorando seu aniversário de 70 anos com Arthur – Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A juíza federal em Curitiba, Carolina Lebbos, aceitou o pedido da defesa do ex-presidente, Lula (PT), para ele ir ao velório em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, do seu neto Arthur Lula da Silva, de 7 anos, morto às 12h36, vítima de uma meningite meningocócica. 

Mais cedo, os advogados do ex-presidente pediram à Justiça Federal em Curitiba para que Lula fosse liberado para comparecer ao velório.

Os advogados argumentaram que a Lei de Execução Penal prevê que presos possam deixar a prisão para comparecer ao velório de um parente próximo.

O Ministério Público Federal no Paraná se manifestou a favor do pedido.

Nesta tarde, o governo do Paraná divulgou uma nota na qual informa que colocou um avião à disposição da Polícia Federal para fazer o transporte de Lula.

Lula está preso desde 7 de abril do ano passado, condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Em janeiro, Lula também pediu para deixar a prisão para comparecer ao velório do irmão Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, que morreu em decorrência de câncer no pulmão.

No entanto, o pedido foi negado pela juíza federal Carolina Lebbos. A decisão foi confirmada pelo desembargador federal Leandro Paulsen, do TRF4, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, aceitou recurso da defesa e autorizou a saída de Lula, porém o ex-presidente não aceitou as condições da decisão, que determinava que Lula poderia encontrar com os parentes, mas em um quartel das Forças Armadas.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.