Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Jandira: vereador propõe estudo para instalação de semáforos com efeitos sonoros

Logo Giro
Requerimento do vereador Marcio Oliveira foi aprovado e seguiu para o prefeito (Divulgação/CMJ)

Seguiu para as mãos do prefeito de Jandira, Henri Sato (PSDB), o requerimento do vereador Marcio Oliveira (Cidadania), recomendando que a Prefeitura realize estudo para a implantação de semáforos com efeito sonoro nos principais cruzamentos da cidade. O projeto foi apresentado no retorno dos trabalhos legislativos após o fim do recesso do mês de julho. 

O parlamentar defendeu que a iniciativa deve trazer mais segurança e autonomia aos deficientes visuais que transitam pelas ruas de Jandira. “Pode parecer uma coisa boba, mas quem tem um deficiente visual em casa sabe a importância dessa iniciativa. Muitas vezes os deficientes visuais precisam sair sozinhos e eles também têm o direito de caminhar com segurança”, disse Marcio Oliveira em plenário.

Como funciona
Na calçada, antes de realizar travessia, o equipamento de aviso sonoro (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) irá emitir sons – “bip-bip”. Ele indica que a via está apta para a travessia segura do pedestre.

Quando o tempo da travessia está terminando o aviso sonoro fica mais acelerado, portanto, o pedestre saberá que aquele momento não é adequado e seguro para iniciar a travessia. Se não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.

Receba nossas notícias em seu e-mail