Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Governo de SP encaminha à Alesp projeto para tornar lei o programa ‘Dignidade Íntima’

Logo Giro
Iniciativa foi criada em 2021 através de decreto do governador (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Foi encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de Lei, de autoria do governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), que prevê a implantação do ‘Dignidade Íntima’ de maneira permanente. A Secretaria de Educação fica responsável pela distribuição de itens de higiene menstrual em todas as unidades escolares da rede estadual.

O ‘Dignidade Íntima’ foi uma iniciativa criada em decreto publicado dia 19 de junho de 2021 pelo governo de São Paulo com o objetivo de combater a pobreza menstrual e seu impacto na educação, sobretudo na evasão escolar. A iniciativa viabilizou investimento de mais de R$ 30 milhões somente em 2021.

Os produtos de higiene são disponibilizados em todas as unidades escolares da rede estadual para quaisquer alunas que precisarem, com destaque para aquelas em situação de vulnerabilidade. O programa também promove a formação dos profissionais da escola e estudantes, para garantir acesso ao benefício.

A compra dos materiais é realizada por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A iniciativa também tem como eixo a formação sobre a temática para todos na unidade, o protagonismo dos jovens, a distribuição de material informativo e a construção da rede de apoio na escola.

Desde a sua criação, o Dignidade Íntima mobilizou muitas comunidades escolares, no interior e na capital, engajando e orientando tanto a equipe de profissionais das escolas como as próprias estudantes, que, além de serem beneficiadas com os materiais disponibilizados, colaboram com a divulgação do programa e na abordagem do assunto junto ao seu núcleo social – principalmente dentro do ambiente escolar.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que um entre dez meninas no mundo sofrem com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que esse número seja um em quatro. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.

Encaminhado pela Secretaria da Casa Civil à Alesp, o projeto de lei publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (26) será analisado pelos deputados e, após aprovação, irá para a sanção do Governador João Doria.

*Com informações do Governo de SP.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.