Sidebar Menu

"Foi uma ação política e não técnica", diz prefeito de Cotia sobre decreto de Bolsonaro

Franco disse que seguirá determinação das autoridades de saúde
Rogério Franco diz que não é contra ou a favor de Bolsonaro ou Doria (Foto: Reprodução)

O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), disse que seguirá as determinações técnicas das autoridades da saúde para se posicionar sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a inclusão dos serviços de cabeleireiros, barbeiros e academias no rol de atividades essenciais. "No meu ponto de vista o decreto do presidente foi uma ação política. Temos que nos basear em dados técnicos e das autoridades de saúde. Então, posso dizer que prefiro ser criticado por salvar vidas, do que por ter perdido vidas", disse acrescentando que aguarda um posicionamento do Ministério da Saúde. "Todos nós vimos o vídeo que mostra que o ministro da saúde, Nelson Teich, não sabia da decisão", completa.

Franco ainda revelou que deve seguir as orientações determinadas pelo governador João Doria (PSDB), mas fez questão de frisar que não tem nada contra o Presidente da República. "Não sou a favor e nem contra o Bolsonaro ou Doria, sou a favor de salvar vidas. Neste momento não da para saber quem tá certo ou errado, não é momento de discutir política eleitoral, agora é momento de salvar vidas. Não temos vacina. A única vacina é o isolamento social", enfatiza.

Durante o pronunciamento, Franco explicou que o decreto do presidente não prevê a reabertura, mas sim, classifica as atividades que são essenciais. Ele também lembrou que existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece que os governadores e prefeitos tenham autonomia para definir se vão ou não seguir o decreto presidencial. "Além disso, ainda temos uma orientação do Ministério Público que determina que os prefeitos devem seguir o decreto do governo do Estado. Então, vamos aguardar o pronunciamento do governador para definir o que será feito", finaliza.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection