Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Fernando Collor pede desculpas por bloqueio da poupança em 1990

Logo Giro

Trinta anos depois do bloqueio de parte do saldo de cadernetas de poupança e contas-correntes, o ex-presidente da República e atual senador, Fernando Collor (Pros), usou as redes sociais para pedir desculpas. O bloqueio aconteceu em 1990. Em uma sequência de publicações, Collor afirmou que a “decisão foi dificílima” e que a medida foi tomada para tentar conter a hiperinflação, que chegava a 80% ao mês.

“É chegado o momento de falar, com ainda mais clareza, de um assunto delicado e importante”, escreveu o senador. “Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos”.

Parte do Plano Collor para estabilização da economia, a MP 168/1990 limitou os saques a 50 mil cruzeiros, moeda que substituiu o cruzado novo. O valor é equivalente a R$ 18 mil reais hoje. A promessa do governo à época era desbloquear o restante do dinheiro em um ano. O senador contou que sabia dos riscos envolvidos na decisão, mas afirmou que o Brasil estava “no limite” e explicou que combater a inflação era seu principal objetivo.

“Os mais pobres eram os maiores prejudicados, perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome. O Brasil estava no limite! Durante a preparação das medidas iniciais do meu governo, tomei conhecimento de um plano economicamente viável, mas politicamente sensível, com grandes chances de êxito no combate à inflação. Era uma decisão dificílima. Mas resolvi assumir o risco. Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo”.

Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito após a redemocratização e tomou posse em março de 1990. Ele renunciou em dezembro de 1992, na reta final do processo de impeachment. Há 10 anos, já como senador, Collor lamentou a decisão em entrevista à Rádio Senado.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.