Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

EXCLUSIVO: Rodrigo Andrade dispara na disputa pela prefeitura de Araçariguama

Logo Giro

Na primeira pesquisa divulgada com exclusividade pelo Giro S/A em 26 de agosto deste ano sobre a corrida das eleições municipais na cidade de Araçariguama, a cerca de 54 quilômetros da capital, o cenário identificado na ocasião é bem diferente do atual. Na pesquisa anterior, ficou claro que a disputa eleitoral na cidade seria acirrada, uma vez que não havia um nome favorito, conforme antecipou o sociólogo e cientista político Marcos Agostinho Silva, diretor da consultoria Instituto MAS Pesquisa. “A eleição municipal em Araçariguama será uma das mais disputadas por conta da tendência que há nesses municípios da região oeste da Grande São Paulo. Das 11 cidades que fazem parte do Cioeste, em nove delas os prefeitos concorrer à reeleição e terão automaticamente ligeira vantagem”, disse Silva.

O novo levantamento encomendado pelo Giro S/A ao Instituto MAS Pesquisa aponta como favorito para vencer as eleições municipais na cidade o candidato Rodrigo Andrade (Pros), que aparece com ampla vantagem em relação a Lili Aymar (Republicanos), que figura com 11,49% na intenção de voto espontâneo, enquanto Rodrigo Andrade aparece com 24,9 (acompanhe os detalhes nos gráficos abaixo). Na primeira pesquisa publicada, mesmo sem mencionar o nome dos pré-candidatos, quando questionados em quem votariam para prefeito, os entrevistados responderam: Rodrigo Andrade (7,2%), Lili Aymar (6,2%). Ou seja, pela margem de erro de 4,8% para mais ou para menos, os candidatos que mais receberam a intenção de votos espontâneos estavam tecnicamente empatados, seguidos por Vanilce Freitas, do PSDB, com (4,5%) e Leandro Amaro, do PSB, com 4%.

O que explicaria o vertiginoso crescimento de Rodrigo Andrade? Em análise feita no programa Giro Notícias em agosto, o sociólogo e cientista político Marcos Agostinho Silva afirmou que o primeiro colocado, embora com margem pequena, teria tendência de crescimento se conseguisse mostrar força e capacidade de articulação em atrair um ou mais candidatos em disputa para compor a sua chapa. “Isso aconteceu. Um dos candidatos que tinha 9,2% das intenções de voto, que havia sido segundo lugar na eleição anterior, o Leandro Amaro, do (PL), que deixou sua candidatura para somar forças com o candidato Rodrigo Andrade, sendo o seu vice. É importante ressaltar que as forças políticas externas, como o apoio de deputados, prefeitos e outros candidatos também é um dos fatores que contribuem para o crescimento substancial de Rodrigo. A análise que o Instituto Mas Pesquisa”, finaliza Marcos. 

Rodrigo Andrade (Pros) em campanha eleitoral pelas ruas de Araçariguama (Foto: Divulgação/Reprodução Facebook)

Intenção de voto espontâneo
Mesmo sem mencionar o nome dos candidatos, quando questionados em quem votariam para prefeito, os entrevistados responderam: Rodrigo Andrade (24,9%), Lili Aymar (11,49%), Cauan Martins (9,78|%), Vanilce Freitas (9,29%), Moacir Godoy (2,44%), Fernandinho (0,73%), branco/nulo (7,58%), não sabem/não responderam (33,99%).

Intenção de voto estimulado
Se os candidatos à prefeitura fossem estes, em qual destes votaria? Quando apresentados os nomes dos candidatos, a pesquisa revela que Rodrigo Andrade figura com 32,52%, seguido por Lili Aymar (17,11%), Cauan Martins (13,20%), Vanilce Freitas (11,98%), Moacir Godoy (4,16%), Fernandinho (2,69%), não sabem/não responderam (10,27%), branco/nulo (8,07%).

Rejeição dos candidatos
Questionados sobre os candidatos que não votariam de jeito nenhum, os entrevistados responderam: Lili Aymar (42,05%). Na sequência, Rodrigo Andrade (8,07%), Cauan Martins (5,38%), Moacir Godoy (4,65%), Fernandinho (4,16%), Vanilce Freitas (3,67%), rejeitaram todos (5,38%), não rejeitaram nenhum (13,69%), não sabem/não responderam (12,96%). 

Expectativa de vitória para ganhar as eleições
No levantamento do Instituto MAS Pesquisa, quando questionados sobre qual dos candidatos a prefeito tem mais chances de ganhar a eleição em 15 de novembro? Rodrigo Andrade aparece com 37,41, seguido por Lili Aymar (22,25%), Cauan Martins (7,58%), Vanilce (7,09%), Moacir Godoy (1,22%), Fernandinho (0,73%), branco/nulo (4,40%), não sabem/não responderam (19,32%)

Intenção de voto estimulado verbalmente – Lili Aymar
Quando questionados sobre a intenção de votar na candidata Lili Aymar, os entrevistados responderam: votariam com certeza (24,94%), talvez votariam (11,74%), não votariam de jeito nenhum (57,95%), não sabem/não responderam (5,38%).

Intenção de voto estimulado verbalmente – Rodrigo Andrade
Quando questionados sobre a intenção de votar no candidato Rodrigo Andrade, os entrevistados responderam: votariam com certeza (46,45%), talvez votariam (19,07%), não votariam de jeito nenhum (28,36%), não sabem/não responderam (6,11%).

Metodologia de pesquisa
A Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto do Instituto MAS Pesquisa obedece ao regime de quotas do TSE de 2020, sob o número de identificação do Registro Eleitoral: SP – 03238/2020. O Instituto MAS Pesquisa ouviu 410 eleitores, residentes na cidade de Araçariguama em 21 de outubro. A estratificação da pesquisa compõe: sexo, idade, região, escolaridade, religião e renda. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.

Receba nossas notícias em seu e-mail