Sidebar Menu

Em reunião, prefeitos do Cioeste definem 1º de março como data do retorno às aulas presenciais

No encontro, os prefeitos também definiram que solicitarão, junto ao estado, uma reavaliação para que a região seja mantida na Fase Laranja nos fins de semana
Encontro aconteceu nesta segunda-feira (25) e teve a participação de 11 lideranças políticas (Foto: Reprodução Redes Sociais)

 Durante reunião na manhã desta segunda-feira (25), os prefeitos das 11 cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), decidiram que as aulas presenciais só retornarão em 1º de março. A data foi escolhida tendo como base o calendário do Plano Nacional de Imunização que aponta que todo o grupo prioritário estará vacinado até o começo de março.

Segundo o calendário do Plano Nacional de Imunização o grupo prioritário, composto por profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas devem receber a 2ª dose da vacina contra o coronavírus até o final da primeira quinzena de fevereiro. Já as imunização dos idosos a partir do 60 anos deve ser concluída em março: a 1ª doses até 1º de março e a 2ª dose 22 de março. A vacinação dos idosos, segundo o calendário, inicia pelo grupo composto por maiores de 75 anos que devem receber a imunização a partir de 8 de fevereiro.

Na reunião do Cioeste, os prefeitos decidiram que vão solicitar, junto ao Governo do estado de São Paulo, um novo estudo técnico para manter a região na Fase Laranja do Plano São Paulo nos fins de semana. Na sexta-feira (22), o governador João Doria (PSDB), incluiu todas as cidades da região Metropolitana na Fase Laranja até 20 horas. Já das 20 h às 6 h, nos dias úteis, e nas 24 horas dos fins de semana e feriados, todo o estado entra na Fase Vermelha, onde só podem permanecer abertos serviços essenciais. "Essa reavaliação do governo do Estado trouxe muitas preocupações para o comércio, principalmente, para Osasco", disse o presidente do Cioeste e prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos).

Para o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), a volta para a Fase Laranja vai ajudar a salvar vidas. "Se aprovada a nossa sugestão, continuam as restrições, protegemos a vida e o emprego", disse Soares pelas redes sociais.

Já o prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), revelou que a contratação de novos leitos de "Com presidente do Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia Juqueri) estarei juntamente com o presidente do Cioeste e prefeito de Osasco, Rogério Lins, para levarmos todas as pautas das 16 cidades da região ao governo do Estado de São Paulo", garantiu.

A reunião foi comandada pelo presidente do Cioeste, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, e contoucom a presença de todos os prefeitos – Rubens Furlan (Barueri), Marcos Neves (Carapicuíba), Rogério Franco (Cotia), Igor Soares (Itapevi), Dr. Sato (Jandira), Marco Tonho (Santana de Parnaíba), Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), Danilo Joan (Cajamar), Dany Floresti (Pirapora do Bom Jesus) e Rodrigo Andrade (Araçariguama).


Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection