Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em reunião, prefeitos discutem projeto para implantar usina de resíduos sólidos na região

Logo Giro
A deputada e presidente do Podemos, Renata Abreu, também marcou presença (Foto: Divulgação / Secom)

Discutir problemas comuns da região. Este foi o objetivo do encontro entre chefes do Poder Executivo de dois consórcios de municípios da região (Cioeste e Conisud), nesta terça-feira (19). O evento foi organizado pelo prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL) e contou com a presença do prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), atual presidente do Cioeste, além da deputada federal, Renata Abreu (Podemos) e integrantes da Caixa Econômica Federal, entre outros prefeitos de cidades vizinhas.

Entre os assuntos que compuseram a pauta de reunião estavam à criação de uma usina para tratamento adequado dos resíduos sólidos. Não foram divulgados detalhes de onde e qual o valor para a implantação de uma unidade na região. Além disso, temas como segurança, saúde e a pandemia do novo coronavírus também foram abordados no encontro. “Estamos fazendo essa reunião com cidades que fazem parte de consórcios diferentes, mas é uma diferença apenas territorial, mas temos problemas comuns que podem ser tratados aqui. Um deles é a questão dos resíduos e a questão da saúde”, disse.

Ramos ainda destacou a importância da tomada de decisões em conjunto para diversos temas. “Sei que cada município, respeitando suas características e sua situação, mas é importante tomarmos de forma colegiada, pois, para alguns temas não existem divisas. Vírus não respeita divisa, segurança não tem divisa, então, não importa o tamanho da cidade, pois os problemas são os mesmos, o que muda é a dimensão”, acrescentou.

Já a deputada federal, Renata Abreu, sugeriu que o projeto da usina seja apresentado para a bancada paulista de parlamentares da Câmara Federal. “Temos na bancada paulista R$ 200 milhões de emendas impositivas para o Estado de São Paulo. Como são diversas cidades, a escolha de para onde vai o dinheiro é baseada no melhor projeto. Então, sugiro que essa ideia seja apresentada a para bancada paulista. Acredito que devido à importância do projeto existe uma grande possibilidade de se conseguir recursos para viabilizar a unidade”, orientou.

O presidente do Cioeste, prefeito Rogério Lins, frisou a importância do diálogo entre as cidades. “Realmente, temos diversos problemas que são comuns e que precisam ser discutidos e as decisões tomadas em conjunto. Acredito que essa unidade de pensamentos vai trazer benfeitorias para todos os municípios”, afirmou.

Durante a reunião, os representantes da Caixa Econômica Federal, os engenheiros Rafael Albuquerque e Rogério Amaral, que apresentaram informações de como as administrações podem, por meio dos consórcios, buscar formas de fazer uma PPP (Parceria Público-Privada) para solucionar questões relacionadas os resíduos sólidos. 

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.