Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em Santana de Parnaíba, gestão de Marcos Tonho perde ação liminar por danos morais contra vereador

Logo Giro
Vereador Silvinho Filho vence prefeito de Santana de Parnaíba em causa judicial (Divulgação/Reprodução Redes Sociais)

A gestão do prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PSDB), perdeu na Justiça uma das ações por danos morais que movia contra o vereador Silvinho Filho (PSD). A ação liminar foi protocolada após o parlamentar denunciar o abandono de um cachorro, que era atendido na UBS Animal, em uma rua do bairro Cento e Vinte. Na ação liminar, a Prefeitura pedia a retirada do vídeo das redes sociais com risco de multa no valor de R$ 1.000,00 por hora que o vídeo continuasse nas redes, além de indenização no valor de R$ 10 mil pelos supostos danos morais causados pelo vereador à administração municipal.

Gestão de Marcos Tonho perde batalha judicial
Na decisão, o juiz Fábio Martins Marsiglio, da 4ª Vara Judicial da Comarca de Santana de Parnaíba destacou os três princípios presentes na democracia que são: liberdade de expressão, separação dos poderes e imunidade parlamentar. Ele ainda pontuou que sem isso seria impossível exercer a função de parlamentar. “Destarte, o poder/dever do ocupante de tão relevante função é ficar atento a tudo o que ocorre no seu Município: denunciando, questionando, provocando, investigando, ou seja, vereando. Se está abusando de sua imunidade, cabe à Câmara analisar sua atuação. Se está exercendo seu mister a contento, compete aos eleitores decidir”, diz a decisão.

No texto, o juiz afirma que qualquer cidadão pode e deve denunciar e que a Constituição Federal (CF) veda qualquer censura de natureza política, ideológica ou artística. “Qualquer cidadão poderia ter adotado a mesma postura sendo que as criticas a gestão publica não devem ser censuradas, mas, utilizadas em prol do bom andamento da máquina pública; podendo a requerente, inclusive, valer-se da suposta “publicidade negativa” para reforçar a alegada postura de cuidado no trato de animais abandonados. O pleito do Executivo parece esbarrar, pois, no inciso 2º do artigo 220 da CF que veda qualquer censura de natura política, ideológica e artística. A proteção a manifestações do requerido deve ser privilegiada em respeito ao Princípio Democrático”, continua a decisão do juiz.

Em entrevista ao Giro S/A, o vereador Silvinho Filho comemorou a decisão da Justiça e lamentou a postura adotada pela gestão do prefeito Marcos Tonho. “É uma decisão liminar, mas ela foi extremamente bem redigida e embasada. Traz todos os princípios democráticos que são feridos com essa tentativa baixa da prefeitura de cercear o meu direito de expressão e, pior, de calar um parlamentar do município. A atitude, além de mostrar autoritarismo, evidencia a preocupação do atual grupo que está no poder, hoje com Marcos Tonho na Prefeitura, mas liderado pelo ex-prefeito Elvis Cezar com a realidade da cidade. Com aquilo que mostro para população. Coisas que antes não era vistas porque o marketing escondia. Não vai mais ser assim. Santana merece mais”, disparou o parlamentar.

Entenda o caso
No mês de julho, uma moradora de Santana de Parnaíba registrou imagens de um funcionário da UBS Animal abandonando um cachorro em uma rua da cidade. Nas imagens é possível ver o momento em que o homem abre a porta do veículo para que o animal desça, depois, ele entra novamente no carro e deixa o animal para trás. O caso aconteceu no bairro Cento e Vinte. Ainda no vídeo, a moradora explica que o animal recebeu atendimento na UBS animal, após ter sido atropelado. Assim que o tratamento foi finalizado, os funcionários não encaminharam o cachorro para algum programa de adoção e revolveram abandoná-lo em via pública.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.