Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em Jandira, projeto prevê apreensão e multa para quem “pegar rabeira” em veículos

Logo Giro
Vereador Franklin é autor da medida que seguiu para a sanção do prefeito (Divulgação/CMJ)

Seguiu para análise do prefeito de Jandira, Henri Sato (PSDB), o Projeto de Lei 30/2022, de autoria do vereador Franklin Venancio (sem partido), que proíbe a prática de pegar rabeira em veículos automotores. A finalidade é coibir o ato, prevenir acidentes e conscientizar os ciclistas e motociclistas do perigo que tal atividade representa. A proposta foi aprovada por unanimidade. 

Na tribuna, o vereador aproveitou para enfatizar os riscos da prática e explicou que qualquer movimento brusco do veículo que faz, o “reboque” põe em risco a vida de quem está sendo carregado, assim como das demais pessoas presentes na via pública.

“Como já é de conhecimento da população, recentemente um adolescente veio a óbito na Via Expressa de Jandira pegando rabeira em caminhão. Infelizmente, a gente não teve tempo hábil de fazer o projeto antes dessa tragédia acontecer. Tenho certeza que, a partir de agora, os jovens vão pensar duas vezes e compreender que a multa ou a apreensão da bicicleta são para o bem deles. Espero também que a gente consiga fazer um trabalho de conscientização nas escolas municipais e estaduais acerca dessa Lei, mostrando a importância de preservar a própria vida”, comentou.

Além de estabelecer a apreensão de equipamentos (como bicicletas, patinetes, patins etc), a matéria também prevê a aplicação de multa. Autoriza ainda a abordagem do infrator por parte da Guarda Civil Municipal e, dependendo da idade, o encaminhamento ao Conselho Tutelar ou à Delegacia de Polícia.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.