Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em eleição antecipada, vereador Marcinho Prates é eleito presidente da Câmara de Cotia

Logo Giro
Posse do Marcinho Prates acontece no dia 1º de janeiro de 2023 (Divulgação/Câmara de Cotia) 

O vereador Marcinho Prates (Solidariedade) foi eleito na manhã desta terça-feira (3), com 11 votos, o novo presidente da Câmara de Cotia. A eleição só foi possível após mudança na Lei Orgânica Municipal, que autorizou a antecipação do pleito no Poder Legislativo. Segundo a mudança, a escolha da nova mesa diretora pode ocorrer entre março e dezembro. A posse do novo presidente acontecerá em 1º de janeiro de 2023.

No entanto, a eleição foi marcada por um certo “desentendimento”, já que o vereador Doutor Castor (PSD) alegou que os parlamentares não tiveram acesso aos nomes que compunham a chapa que disputava o processo eleitoral interno. “Segundo a Lei da Transparência, os parlamentares e a população deveria ter acesso aos nomes que fazem parte da chapa. Nós não tivemos acesso a isso”, explicou.

O vereador Marcinho Prates, que presidia a sessão, rebateu justificando que a chapa foi registrada às 17h da segunda-feira (2). “A apresentação da chapa, nobre vereador, foi ontem até às 17h, então não havia tempo hábil para entregar a cópia para vocês”, explicou o parlamentar que foi novamente repreendido por Castor. ” Todos os vereadores têm e-mail, têm WhatsApp, isso aí não é justificativa”, destacou.

Diante do impasse, a sessão foi suspensa por 30 minutos, atendendo a um pedido do vereador Edson Silva (Republicanos). Ao retornar, os vereadores realizaram o processo de votação, no entanto, os vereadores Doutor Castor, Felipe Variedade (Pros), Sandrinho Santos (Solidariedade) e Johny Santos (PMN) não votaram. Além de Marcinho Prates, a mesa diretora será composta pelos vereadores: Professor Osmar (vice-presidente/Podemos); Celso Itiki (1º secretário/PSD) e Edson Silva (2º secretário/Republicanos)

“Somos em 15 vereadores e se ficarmos brigando não vamos conseguir nada para a nossa cidade. A gente precisa de união para realizar um trabalho sério na Câmara e pelo bem da nossa população. Aos vereadores que não ficaram aqui no voto, quero dizer que também preciso de vocês para que todos possam fazer um bom trabalho. Sei que, às vezes, devido à política acontecem discussões, mas isso precisa ficar de lado, pois não estamos aqui para trabalhar o pessoal, mas sim pelo bem da população”, disse Marcinho Prates após ser anunciado como novo presidente. 

Da esquerda para direita: Marcinho Prates (presidente); Prof. Osmar (vice-presidente); Celso Itiki (1º secretário) e Edson Silva (2º secretário) ( (Divulgação/Câmara de Cotia)

Receba nossas notícias em seu e-mail