Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em Cotia, vereadores são expulsos de partidos após declararem apoio ao prefeito Rogério Franco

Logo Giro
Vereadores Peka Santos, Felipe Solidariedade, Serginho e Iran Soares devem procurar novas legendas após processo de expulsão (Divulgação/ Câmara de Cotia)

A sessão desta terça-feira (1º) na Câmara de Cotia foi marcada pela polêmica envolvendo quatro vereadores que foram comunicados, por meio de ofício, que serão expulsos de seus respectivos partidos. Peka Santos (Pros), Felipe Variedade (Pros), Serginho (PSB) e Iran Soares (PSC) foram eleitos, no ano passado, em partidos da coligação da chapa de oposição ao prefeito Rogério Franco (PSD).

No documento, enviado para os gabinetes dos vereadores, na segunda-feira, 31 de maio, a justificativa para o processo de expulsão foi à fidelidade partidária. Para os partidos, os quatro parlamentares traíram as legendas ao apoiarem ações e declarar apoio a projetos do prefeito Rogério Franco (PSD). “O senhor, na qualidade de vereador deveria exercer o seu papel de fiscalizar, apurar, exigir providencias e oficiar o Ministério Público quanto as ações e/ou omissões da gestão atual, que estão prejudicando a população mais carente de Cotia, e não, bater palmas para os desmandos da gestão atual”, diz o trecho do documento.

Vereadores contestam
Ao fazer uso da tribuna, o vereador Iran Soares, que era filiado ao PSC, reforçou que seu compromisso é com Cotia e não com partido. “O meu compromisso é com o munícipe. Quem me acompanha ou segue minhas redes sociais sabe do compromisso que tenho com a cidade. Não trai ninguém, pois só tenho uma esposa. Por isso, reforço aqui, meu compromisso é com a cidade independentemente de partido”, pontuou .

O vereador Peka Santos também falou sobre a definição do PROS. “Essa é uma decisão arbitrária tomada por pessoas despreparadas e sem fundamento. Falando do Pros, posso dizer que estão fazendo algo que é contra o estatuto do partido”, disse acrescentando que muitas pessoas seguem querendo tumultuar a política da cidade. “Temos que ficar atentas às pessoas que só querem tumultuar. Meu compromisso não é com partido, mas sim com a cidade. Agora é momento de união para salvar vidas, para fazer projetos que ajudem a população”, completou.

Filiado ao PSB, partido do ex-candidato a prefeito Welington Formiga, principal opositor ao governo do prefeito Rogério Franco, o vereador Serginho disse que as críticas não têm fundamento. “Vejo as pessoas querendo crescer, só fazendo live, para ver se conseguem algo na próxima campanha. Mas, não vão conseguir fazendo críticas sem cabimento. Só posso dizer que isso não vai nos abalar e agradeço aos convites que já recebi de outros partidos, isso mostra que estamos no caminho certo e vamos seguir em frente com muito trabalho e com o nosso compromisso com a população de Cotia”, disparou. 

Receba nossas notícias em seu e-mail