Sidebar Menu

Eleições municipais 2020: saiba em quem está votando

Veja como checar proposta de governo, bens declarados, prestação de contas de campanha, entre outras informações do candidato escolhido

Agora não há mais desculpas para votar errado! O sistema "DivulgaCandContas", do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza todas as informações importantes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador que disputarão eleições municipais 2020 no próximo dia 15 de novembro.

Segundo o TSE, hoje, é possível pesquisar facilmente os candidatos dos 5.568 municípios brasileiros. Basta escolher a região do país, estado (ou unidade da federação) e clicar na cidade que se deseja verificar. Quando o eleitor entrar no município, poderá clicar no cargo a ser pesquisado e lá vai aparecer a listagem completa de candidatos por ordem alfabética.

Com apenas um clique no nome escolhido, o eleitor poderá visualizar a foto, o número da candidatura e todas as outras informações pertinentes sobre o candidato que deseja eleger. A página também disponibiliza sites e redes sociais dos candidatos para que o eleitor o acompanhe o dia-a-dia.

Em caso de dúvidas
Há alguns termos utilizados nesta página, que talvez possam gerar algumas dúvidas, tais como: "cadastrado" e "aguardando julgamento", mas isso significa apenas que o candidato pediu o registro de sua candidatura e que ainda aguarda a análise do processo pela Justiça Eleitoral.

Vale a pena acompanhar seu escolhido na página uma vez que, caso a Justiça entenda que o registro dele (a) esteja correto, aparecerá um "apto" ou "deferido" e, caso haja algum problema, "inapto" ou "indeferido".

Outras palavras também podem causar estranhamento a quem esteja pesquisando. O termo "cancelado", por exemplo, será usado quando o registro do candidato for invalidado pelo partido; já "cassado"; "falecido"; quando o registro não estiver aprovado; "não conhecimento do pedido", quando o pedido não tiver ainda a apreciação do juiz eleitoral; e "renúncia", quando a pessoa desistir de concorrer.

Para acompanhar todas as informações, basta acessar divulgacandcontas.tse.jus.br.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection