Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Eleições 2022: prefeitos começam a sinalizar apoio a pré-candidatos ao governador de São Paulo

Logo Giro
Renata Abreu, Rodrigo Garcia, Fernand Haddad e Elvis Cezar (Câmara dos Deputados/ Governo do Estado/ Rovena Rosa. Agência Brasil/ Edvaldo Santana/Giro S/A)

Faltando pouco mais de cinco meses para a eleição de outubro, os prefeitos das 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo começam a sinalizar quais serão os pré-candidatos ao governo do estado de São Paulo para quem vão recomendar o voto. Até o momento, seis nomes despontam como possíveis pré-candidatos: Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Felício Ramuth (PSD), Renata Abreu (Podemos), Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio Freitas (Republicanos). Vale frisar que as candidaturas devem ser oficializadas até 15 de agosto, após as convenções partidárias, segundo a legislação eleitoral.

Levantamento feito pela reportagem do Giro S/A, aponta que o nome do atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), é o que possui maior adesão na região. Entre os gestores que já manifestaram apoio ao gestor estadual estão os três prefeitos tucanos: Marcos Neves (Carapicuíba), Rubens Furlan (Barueri), Henri Sato (Jandira).

Na lista de possíveis apoiadores de Garcia, dois nomes chamam atenção: Igor Soares (Itapevi) e Rogério Lins (Osasco). Os dois prefeitos que são filiados ao Podemos publicaram em suas redes sociais, no fim de semana, o vídeo de apresentação do governador Rodrigo Garcia. Em recente entrevista ao Giro, Igor Soares declarou apoio ao nome do candidato tucano. Na publicação feita no fim de semana, Soares voltou a reafirmar apoio ao nome de Garcia.

Já o prefeito de Osasco, Rogério Lins, foi mais discreto. Mesmo depois de ter publicado o vídeo de apresentação do atual governador, ele ainda não manifestou publicamente para quem irá o seu apoio. Essa medida se deve ao fato de que a deputada federal, Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, também ser apontada como uma opção da legenda para ser candidata ao governo de SP. Na região, se confirmada a pré-candidatura, ela poderá ter o apoio dos prefeitos da legenda, entre eles, o gestor municipal de São Roque, Guto Issa.

Já Elvis Cezar (PDT), foi oficializado como pré-candidato durante evento na última segunda-feira (4). Além do atual prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PDT), o pedetista também deve contar com o apoio do prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), que compareceu ao evento de oficialização para declarar apoio a Elvis.

Joan vai contrariar as orientações do PSD, partido presidido por Gilberto Kassab, que anunciou na semana passada o nome do ex-prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth como pré-candidato ao governo do estado. Hoje, o PSD possui três prefeitos na região, mas além de Danilo Joan, o prefeito de Cotia, Rogério Franco, também debandou e não vai apoiar o candidato da legenda. Franco anunciou no sábado que fará parte da campanha do pré-candidato Fernando Haddad (PT). Até o momento, apenas o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Dany Floresti, que é do PSD, não manifestou publicamente se vai ou não apoiar o candidato do partido.

Ainda na região, outros dois prefeitos não manifestaram, publicamente, o nome dos candidatos: Rodrigo Andrade (Republicanos/Araçariguama) e Josué Ramos (PL/Vargem Grande Paulista). Porém, se os dois gestores seguirem as orientações partidárias, talvez, o apoio seja destinado ao pré-candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é o candidato que terá apoio do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). 

Receba nossas notícias em seu e-mail