Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Deputados estaduais com forte atuação regional atraem público com temas variados no Instagram

Logo Giro

Os quatro deputados estaduais da região, Ataíde Teruel (Podemos), Cezar (PSDB), Emidio de Souza (PT) e Gilmaci Santos (Republicanos), usam estratégias diferentes para ganhar engajamento em seus perfis no Instagram que varia de atos políticos, temas nacionais e familiares. Juntos eles têm 59.893 seguidores com média de 15,5 mil pessoas atingindo aproximadamente 455 mil pessoas. O levantamento foi feito pelo GIRO S/A entre o dia 31/7 e 31/8.

A especialista em marketing digital, fundadora da Agência de Marketing, Tecnologia e Comunicação UP Design, Letícia Cruz, explica sobre a importância das redes sociais na política. “O papel das redes sociais nas discussões políticas é crescente, e extremamente importante, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet ao longo do dia”, comenta Cruz.

Souza que tem o segundo maior número de fãs consegue atingir o maior número de curtidas orgânicas entre os parlamentares. No período, o petista alcançou 13.240 curtidas com 122 publicações e 592 comentários. Um dos atos que gerou mais engajamento em seu perfil foi uma publicação em 28/8 com o ex-presidente Lula (PT) em um “concurso de coxão”. Lula é o que mais gera visualizações ao osasquense.

“O público das redes sociais está cada vez mais exigente, e é importante que figuras públicas sejam verdadeiras e manifestem suas opiniões sobre várias questões, sendo uma grande cobrança atual sobre posicionamentos políticos”, enfatiza Letícia.

Com mais seguidores, o tucano Cezar conseguiu 10.261 curtidas orgânicas com 114 postagens e 916 comentários. A postagem que gerou um bom engajamento com mais curtidas e interação dele foi no dia 18/8 com o apresentador do SBT, Ratinho e seu filho Elvis. Família e atos políticos são os que mais geram mais acessos.

Santos obteve 5.721 curtidas com 132 publicações. Em seu perfil, o que mais engaja seus fãs são as pregações na Igreja Universal. Em 25/8 uma visita a igreja em Jundiaí foi a que mais deu curtidas.

Teruel tem poucos seguidores mas consegue o melhor engajamento (6,57%) do seu público. Ele alcançou 3.045 curtidas com 60 publicações. No dia 7/8 uma postagem de um vídeo gravado com seu filho, o radialista Fábio Teruel, teve o melhor desempenho. Suas ações na rede são em sua maioria frases motivacionais que alcançam melhor seu público.

“Engajamento é um conceito de marketing que indica o grau de proximidade entre uma empresa e os consumidores. Ou seja, o quanto essas duas partes se relacionam e interagem de forma natural. Portanto, na prática, quanto maior o engajamento, mais próximas estão as duas partes e, teoricamente, maior será a relevância da sua marca”, pontua. 

Receba nossas notícias em seu e-mail