Sidebar Menu

Cotia: Pesquisa aponta Rogério Franco como favorito à reeleição

Atual prefeito tem larga vantagem de intenção de votos em relação ao seu maior adversário
"Eleição municipal promete ser polarizada em Cotia", avalia cientista político (Foto: Vagner Santos/Secom Cotia)

Com população estimada de 253.608 habitantes, atualmente, a cidade de Cotia, na Região Oeste da Grande São Paulo, possui aptos 174.356 eleitores a votar nas eleições municipais deste ano, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2016, o atual prefeito, Rogério Franco (PSD), venceu a disputa com 39.933 votos, o que correspondeu a 61,61% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Adilson Lima (Rede), com 10.130 votos, com 15,63% dos votos válidos.

Sondagem do Instituto MAS Pesquisa
Levantamento encomendado com exclusividade pelo jornal Giro S/A ao Instituto MAS Pesquisa, realizado nos dias 27 e 28 de agosto com 400 eleitores de Cotia, demonstra que o atual prefeito Rogério Franco aparece 38,3% das intenções de voto, seguido pelo pré-candidato Wellington Formiga (PSB), com 13,9%. Já quando questionados sobre a aprovação do trabalho do atual prefeito, 66,8% dos entrevistados responderam que aprovam, 27,2% desaprovam e 6% não sabem ou não responderam.

Sem mencionar o nome dos pré-candidatos a prefeito de Cotia, quando questionados em quem votariam se a eleição fosse hoje, 14,6% dos entrevistados citaram o nome de Rogério Franco, seguido por Wellington Formiga (5,2%). Já o percentual de eleitores que não sabem ou não responderam, chegou a 67,3%. (veja os detalhes nos gráficos abaixo).

Para o sociólogo e cientista político Marcos Agostinho Silva, diretor da consultoria MAS Pesquisa, a eleição municipal de Cotia será polarizada entre Rogério Franco, que busca a reeleição e Wellington Formiga, seu principal opositor. "Basta acompanhar os resultados da intenção de voto estimulada, para perceber claramente que há, neste primeiro momento, uma distância entre Franco e Formiga de 24 pontos, ou seja, a vantagem do atual prefeito é quase três vezes superior a de seu principal oponente. A exposição que Franco teve nos últimos meses no que diz respeito ao combate do coronavírus, o alçaram a condição de favorito. Além disso, ele manteve a continuidade de seu plano de governo, com inúmeras obras entregues. Suas ações de comunicação também têm sido muito eficientes", finaliza SIlva.

Pesquisa aponta: 66,8% dos entrevistados aprovam o trabalho do prefeito de Cotia, Rogério Franco (Foto: Edivaldo Santana - Giro S/A)

A seguir, confira os gráficos das projeções para a corrida eleitoral 2020 em Cotia

Intenção de voto espontânea
Sem mencionar o nome dos pré-candidatos a prefeito de Cotia, quando questionados em quem votariam se a eleição fosse hoje, os entrevistados responderam: Rogério Franco (14,6%), Wellington Formiga (5,2%), Quinzinho (0,5%), José de Oliveira (0,5%), Alemão (0,2%), Marcel (0,2%), Thiago (0,2%), nenhum (11,1%), não sabem ou não responderam (67,3%).

Intenção de voto estimulada
Se os pré-candidatos à prefeitura de Cotia fossem estes, em qual destes votaria? Quando apresentados os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa revela que Rogério Franco aparece com 38,3%, seguido por Werllington Formiga (13,9%), Silvio Cabral (2,5%), Zé do Boné (1,8%), Marcel Muscat (0,5%), brancos e nulos (19,4%), não sabem ou não responderam (23,7%). 

Rejeição dos pré-candidatos
Questionados sobre os pré-candidatos que não votariam de jeito nenhum para prefeito de Cotia, o nome de Rogério Franco aparece com 12,3%, Silvio Cabral (6,3%), Marcel Muscat (4,8%), Wellington Formiga (4%), Zé do Boné (3,8%), rejeita a todos (32,5%), não rejeita nenhum (36,3%).

Maior chance de vencer as eleições
Na sondagem feita pela consultoria, quando perguntado sobre quem teria maior chance de vencer as eleições em Cotia, 49% citaram o nome de Rogério Franco, na sequência, aparece Wellington Formiga (10,9%), Silvio Cabral (1,5%), Zé do Boné (1%), Marcel Muscat (0,3%), nenhum (6,6%), não sabem ou não responderam (30,8%).

Aprovação do atual governo municipal
No levantamento elaborado pelo Instituto MAS Pesquisa, quando questionados sobre a aprovação do trabalho do prefeito de Cotia Rogério Franco, 66,8% dos entrevistados responderam que aprovam, 27,2% desaprovam e 6% não sabem ou não responderam.

Combate ao coronavírus
Indagados sobre a aprovação ou desaprovação do trabalho do prefeito Rogério Franco no combate ao coronavírus, 73,8% dos entrevistados disseram que aprovam a atuação do prefeito, enquanto 20,4% desaprovam e 5,8% não sabem ou não responderam. 

Metodologia da pesquisa
A Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto do Instituto MAS obedece ao regime de quotas do TSE de 2020, sob o número de identificação do Registro Eleitoral: SP-05268/2020. O Instituto MAS Pesquisa ouviu 400 eleitores, residentes na cidade de Cotia entre os dias 27 e 28 de agosto. A estratificação da pesquisa compõe: sexo, idade, região, escolaridade e religião. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection