Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Com feriado, Câmaras Municipais paralisam os trabalhos e o atendimento ao público

Logo Giro
Osasco tem realizado sessões virtuais um vez por semana (Foto: Divulgação/CMO)

Uma semana sem aprovação de projetos, indicações ou requerimentos. Esse é o resultado da antecipação de feriados adotado por 9 das 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste) que adotaram a medida como forma de diminuir a circulação de pessoas nas ruas, como forma de evitar a propagação do coronavírus. Na região, apenas duas cidades não aderiram à antecipação: Araçariguama e Cajamar.

Com o mega feriado, os trabalhos de departamento público considerados não essenciais, nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista, fica suspenso só retornando no dia 5 de abril. Além de não realizar as sessões, o atendimento aos munícipes também está suspenso. Já a Câmara de Santana de Parnaíba vai realizar sessões virtuais, mas, suspendeu o atendimento ao público. 

No entanto, desde março de 2020, quando teve a pandemia, muitas Câmaras Municipais adotaram as sessões virtuais como forma de não parar os trabalhos devido a crise sanitária, e assim, votar matérias urgentes. Porém, o mecanismo não tem sido utilizado com a periodicidade necessária. Por exemplo, a Câmara de Osasco sempre realizou duas sessões semanais, desde a pandemia vem realizando apenas uma por semana.

Já Câmaras como a de Barueri, Santana de Parnaíba e Cotia continuam realizando sessões presenciais, mas, sem a presença do público ou imprensa. 

Receba nossas notícias em seu e-mail