Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Candidato a ser indicado por Elvis Cezar é o favorito, diz pesquisa

Logo Giro
Município tem 92.251 eleitores aptos a votar (Foto: Fabiano Martins/Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Em um ano com cenário totalmente atípico em decorrência da pandemia do coronavírus, quase 148 milhões de eleitores brasileiros estarão aptos a votar no próximo dia 15 de novembro, data em que ocorre o primeiro turno nos 5.569 municípios espalhados em 26 estados e o Distrito Federal. Já o segundo turno, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acontece no dia 29 de novembro. Ainda de acordo com o TSE, os candidatos têm até o dia 26 de setembro para registrar a sua candidatura na Justiça Eleitoral.

Outra novidade é que o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a biometria das eleições municipais deste ano. A medida é recomendada por médicos e infectologistas para evitar o maior risco de contaminação por coronavírus, porque o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência, além de o reconhecimento pela digital ser mais demorado, o que poderia provocar aglomerações. Para votar, o eleitor só vai precisar apresentar documento com foto. 

Santana de Parnaíba
Levantamento feito pelo Instituto MAS Pesquisa entre os dias 1º a 3 de agosto, apresenta os resultados da Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto para a administração municipal de Santana de Parnaíba em 2020. Hoje, com 92.251 eleitores aptos a votar, sendo 52,5% do sexo feminino e 47,4% do sexo masculino, em um primeiro cenário, 49,1% dos entrevistados votariam em um candidato indicado pelo atual prefeito, o advogado Elvis Cezar (PSDB), que estará fora da disputada eleitoral deste ano, uma vez que cumpre o seu segundo mandato.

Resultado das eleições municipais em 2016
Eleito em outubro de 2016 com 38.185 votos (63,65% dos votos válidos), o maior rival de Elvis Cezar na ocasião, o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Silvio Peccioli (DEM), que estará de volta na disputa deste ano, obteve 29,04% dos votos válidos, seguido por Nunes (PMN), com 4,02% dos votos válidos e Agnaldo Moreno (PEN), com 3,29% dos votos válidos.

Veja a seguir as projeções detalhadas para a corrida eleitoral 2020 em Santana de Parnaíba

Transferência de voto
Quando questionados se votariam em um candidato indicado pelo prefeito Elvis Cezar, 49,1% responderam que votariam com certeza, 32,9% talvez votariam, 14,9% não votariam, 3% não souberam ou não responderam.

Intenção de voto espontânea
Se a eleição fosse hoje, em quem votaria para prefeito? Elvis Cezar figura em primeiro lugar com 37%, seguido por Silvio Peccioli (4,3%), Marmo Cezar (2,8%), Dr. Danilo (2,3%), Hélio de Souza (0,3%), nenhum (13,2%), brancos e nulos (1,8%), não souberam ou não responderam (38,5%). 

Intenção de voto estimulada
Se os candidatos à prefeitura fossem estes, em qual votaria? A pesquisa revela que o candidato apoiado pelo atual prefeito, Elvis Cezar, ganharia com 48.9%, seguido por Silvio Peccioli (11.6%), Dr. Danilo Ferraresi (4,6%), Capitão PM Juliana (1%), André Bastianon (0.8%), não votariam em ninguém (14,2%), não souberam ou não opinaram (19%).

Favorito ao voto
Quando questionados sobre quem tem mais chances de vencer a eleição para prefeito no primeiro turno, 86,1% disseram que votam e têm apoio total ao prefeito Elvis Cezar, já 5,3% disseram que votariam em um candidato que seja contra e de oposição a Elvis Cezar e 8,6% não souberam. 

Rejeição dos candidatos
Questionados sobre os candidatos que não votariam de jeito nenhum, Silvio Peccioli aparece com 20,8%, seguido por André Bastianon (5,6%), Capitão Juliana (4,1%), candidato apoiado pelo prefeito Elvis Cezar (3,3%), Dr. Danilo Ferraresi (2,5%), não votariam em ninguém (4,3%), não rejeitam nenhum (28,1%), não sabem ou não responderam (19%).

Aprovação do atual governo municipal
Um dado que chama a atenção na amostra feita pelo Instituto MAS Pesquisa, aponta que 88,4% dos entrevistados aprovam o trabalho do prefeito Elvis Cezar à frente da administração municipal. Já 5,8% desaprovam e 5,8% não souberam ou não responderam. 

Combate ao coronavírus
Perguntados sobre a aprovação ou desaprovação do trabalho de Elvis Cezar no combate ao coronavírus, 87,6% dos entrevistados disseram que aprovam a atuação do prefeito, enquanto 6,8% desaprovam e 5,6% não sabem ou não responderam. 

Avaliação da saúde pública
Já no quesito que avalia o sistema de saúde do município, 61,3% disseram que melhorou, 26,3% responderam que está do mesmo jeito, 9,1% afirmaram que piorou e 3,3% não souberam avaliar. 

Avaliação do governo Elvis Cezar
Sobre a avaliação do trabalho do prefeito de Santana de Parnaíba, 30,1% dos entrevistados classificaram como ótimo, 50,4% bom, 15,4% regular, 2,3% péssimo, 1,3% ruim e 0,5% não souberam ou não responderam.

Taxa de aprovação expressiva
Ao longo da história do Brasil, poucos políticos tiveram a aprovação de seu mandato com números tão expressivos quanto do prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar. Segundo o Ibope, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, encerrou o seu segundo mandato em dezembro de 2010 com aprovação recorde de 83%. A título de comparação, o antecessor de Lula (PT), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), terminou o seu segundo mandato com taxa de aprovação de 26% revelou o Datafolha em dezembro de 2002. Em julho deste ano, levantamento da empresa Paraná Pesquisas mostrava que a gestão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), era aprovada por 53% dos paulistanos. 

Trabalho do prefeito Elvis Cezar é aprovado por 88,4% dos entrevistados  (Foto: Edivaldo Santana/Giro S/A)

Metodologia de pesquisa
A Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto do Instituto MAS Pesquisa obedece ao regime de quotas do TSE de 2020, sob o número de identificação do Registro Eleitoral: SP-05580/2020. O Instituto MAS Pesquisa ouviu 396 eleitores, com 16 anos ou mais de idade, residentes na cidade de Santana de Parnaíba entre os dias 1º de agosto a 3 de agosto. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos. 

Receba nossas notícias em seu e-mail