Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Rogério Lins, Rubens Furlan e Igor Soares: os candidatos mais engajados no Facebook e Instagram

Logo Giro

Se as eleições fossem hoje e levassem em consideração os números das redes sociais, o atual prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), teria chances de ser o vencedor. Levantamento realizado pela reportagem do Giro S/A mostra que Lins possui mais de 207 mil curtidores na soma entre Facebook e Instagram. Em Itapevi, o atual prefeito Igor Soares (Podemos) também usa as duas redes sociais para o fortalecimento de sua campanha. Em Barueri, Rubens Furlan (PSDB) apresenta bons números no Facebook, já no Instagram, tem marcado pouca presença.

A título de comparação, entre os dias 22 e 28 de outubro, Lins somou em seus posts no Facebook mais de 42 mil curtidas, quase oito mil comentários e mais de cinco mil compartilhamentos em seus conteúdos. Já no Instagram, o prefeito conseguiu, no mesmo período, ao menos 13 mil curtidas e quase mil comentários. 
Em Itapevi aparece o segundo colocado quando o assunto é engajamento. O prefeito Igor Soares tem 119 mil curtidores nas duas redes. Na última semana, teve quase 19 mil curtidas, mais de 2.500 comentários e 1.392 compartilhamentos no Facebook. No Instagram, Soares obteve mais de 100 mil interações entre curtidas e visualizações e 445 comentários.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan tem 108 mil curtidores no Facebook e, no período, teve quase 3.500 curtidas, 528 comentários e 343 compartilhamentos. No Instagram, o candidato tem pouco mais de 23 mil seguidores. Nos sete dias analisados, foram mais de 1.500 curtidas e 130 comentários. 
No quesito curtida nos posts, o prefeito e candidato à reeleição por Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB) ultrapassa Furlan quando assunto são as curtidas nos posts. Enquanto o prefeito de Barueri tem quase 5 mil curtidas na soma das redes, o prefeito de Carapicuíba tem mais de 14 mil.

É bom lembrar que a reportagem analisou prefeitos que tentam se reeleger e que tem mais de 40 mil seguidores na soma das duas redes sociais. As exceções são Emídio de Souza (PT) de Osasco que soma mais de 40 mil seguidores e já foi prefeito e Marcos Tonho (PSDB) de Santana de Parnaíba que vai tentar se eleger pela primeira vez. Contudo ele também tem mais de 40 mil seguidores e é o escolhido do prefeito Elvis Cezar para sucedê-lo.

Nomes importantes da política da região, como o do prefeito de Jandira Paulo Barufi (PTB) e do ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli (PSD) vão contramão da tecnologia. Ambos têm as duas redes sociais, mas não as utilizam de forma sistêmica tendo baixo engajamento até no número de seguidores/curtidores. 
Em Cajamar, o prefeito Danilo Joan (PSD), tem duas redes fortes que somadas tem mais de 77 mil pessoas. Mesmo com um número grande de curtidas e de comentários no período pesquisado, ele fez apenas 4 posts no Facebook e outros 3 posts no Instagram.

Rogério Lins tem 207 mil seguidores nas redes (Foto: Divulgação/ Reprodução Facebook)

Rubens Furlan tem  boa frequência no Facebook, mas pouca no Instagram.  (Foto: Divulgação/ Reprodução Facebook)

Igor Soares tem 119 mil seguidores nas duas redes (Foto: Divulgação/ Reprodução Facebook)

Receba nossas notícias em seu e-mail