Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Danilo Joan é reeleito em Cajamar

Logo Giro
Danilo Joan (PSD), o prefeito mais votado da história de Cajamar (Foto: Divulgação/Secom)

A falta de estabilidade política na cidade de Cajamar parece estar com os dias contados. Isso porque foi reeleito no domingo, (15), o candidato Danilo Joan (PSD) que assumiu o município em abril de 2019 depois de eleições suplementares onde obteve 48% dos votos válidos. Joan, que nasceu em Jundiaí e tem 37 anos, foi empossado no dia 25 de março de 2019 na Câmara Municipal. No ano de 2016, ele ficou com a segunda colocação na eleição para a Prefeitura. Desta vez Danilo foi reeleito com 40.464 votos (86,46% dos votos válidos). Ele tomará posse em 1º de janeiro de 2021 ao lado de Moacyr Pedro (MDB).

Os problemas de Cajamar
Em entrevista recente ao Jornal Giro S/A, o prefeito reeleito fez uma analogia, dizendo que a cidade parecia um “trem desgovernado.” A cidade começou a ter problemas ainda em 2012 quando o prefeito reeleito, Daniel Fonseca (PSDB), teve a chapa cassada pelo uso de jornais de forma irregular durante a campanha eleitoral. O tucano recorreu e começou a primeira série de trocas entre ele e os presidentes da Câmara Municipal. Cinco vereadores se revezaram no posto. A situação foi concluída perto do final do mandato, em novembro de 2015, quando Paula Ribas (PSB), segunda colocada na eleição de 2012, assumiu definitivamente a gestão. Ribas foi reeleita em 2016, quando começou novo impasse. Ela também foi cassada, por abuso do poder político. A justiça entendeu que obras foram realizadas no período eleitoral para beneficiar a candidata. A vice Dalete de Oliveira (PC do B) chegou a assumir, mas também deixou o poder após decisão judicial.

Conheça Cajamar
De acordo com o site oficial do (IBGE), Cajamar tem 131,386 km² de extensão territorial. A cidade faz divisa com os municípios de Jundiaí, Franco da Rocha, Caieiras, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus a com São Paulo. A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020 é de 77.934 habitantes. A população apta para votar foi de 64.881 pessoas.

Compromisso firmado pelo candidato eleito
Em entrevista no mês de outubro ao Giro S/A, Danilo Joan disse que “o grande desafio é a mobilidade urbana. Temos um trânsito intenso na Tenente Marques e um projeto de uma avenida que a desafoga e a duplicação de Jordanésia e Cajamar, que precisa ser feita. Também é ponto pacífico do próximo governo, os colégios do futuro. Em um ano de gestão, tivemos a adesão de 2.500 alunos a mais na rede pública. Em quatro anos, teremos mais cinco colégios do futuro”.

Acompanhe o resultado completo das eleições municipais em Cajamar: https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao;e=e426;uf=sp;mu=62855/resultados

Receba nossas notícias em seu e-mail