Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Bruna propõe identidade nacional para pessoa com deficiência

Logo Giro
Deputada apresentou PL após diálogo com organizações que trabalham com inclusão

Segue em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei da deputada Bruna Furlan (PSDB) que propõe a criação de um Documento Nacional de Identidade da Pessoa com Deficiência (DNI-Pessoa com Deficiência). 

O objetivo é consolidar o exercício dos direitos assegurados para pessoas com deficiência. “Este documento facilitará o atendimento prioritário que prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e também fortalece a inclusão social e no mercado de trabalho das pessoas com deficiência”, explica a deputada que acredita na rápida tramitação da matéria. “É uma iniciativa simples, mas poderosa porque coopera no dia a dia da pessoa com deficiência e com a família”, frisa.

A iniciativa nasceu do diálogo da parlamentar com organizações e cidadãos que trabalham pela inclusão de PcD (Pessoa com Deficiência) no mercado de trabalho. 

A matéria de autoria da deputada Bruna assegura que a emissão do Documento Nacional de Identidade da Pessoa com Deficiência será gratuita pelo Poder Público. 

A PcD terá que comprovar sua condição por meio de laudo de avaliação por equipe multiprofissional que ateste a deficiência.

Receba nossas notícias em seu e-mail