Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Após 15 horas de sessão, Câmara aprova orçamento de Osasco

Logo Giro

Após  15 horas de discussões,  os vereadores  de Osasco conseguiram limpa a pauta de trabalhos de 2019 e garantir a aprovação do orçamento para o ano que vem. Também  foram aprovados o Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O orçamento de Osasco para o ano que vem é da ordem R$ 3,2 bilhões e foi aprovado com 27 emendas parlamentares. A previsão de receita orçamentária para 2020 é 12,7% maior do que o orçamento deste ano.

As áreas com maior investimento serão as da Educação e Saúde, respondendo por 27% e 24% da peça orçamentária, respectivamente, e superando os valores mínimos de investimento exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Antes de ser votado, o orçamento passou por amplas discussões envolvendo os poderes públicos e a comunidade.  

Só na Câmara, foram duas audiências públicas para debater a peça orçamentária. A Prefeitura do Município de Osasco (PMO) criou uma plataforma online para a apresentação de propostas e promoveu audiências com a população para elencar as prioridades de investimento.

Antes de apreciar o orçamento, os vereadores discutiram dois projetos fundamentais para o funcionamento da cidade: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). A LDO tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social, assim como os investimentos do poder público.
Já o Plano Plurianual estabelece as diretrizes, objetivos e metas que serão seguidos pelo governo ao longo de um período de quatro anos.

IPTU SOCIAL
Na mesma sessao, também  foi aprovado o IPTU Social. O projeto, de iniciativa do prefeito Rogério Lins (Pode) prevê a concessão de desconto de R$ 200 sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre o valor do imposto apurado sobre imóveis não isentos, mas considerados em situação de vulnerabilidade social em razão do reduzido valor venal.

Receba nossas notícias em seu e-mail