Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

A 37 dias da eleição, Raul Bueno tem 50% das intenções de voto

Logo Giro
Levantamento realizado pelo Instituto Opinião Pesquisa mostra o ex-prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Raul Bueno (PTB), com 49,67% das intenções de voto, a pouco mais de um mês da votação em 2 de outubro.
O levantamento é o primeiro após a oficialização das candidaturas no município e o início da campanha eleitoral e sinaliza uma disputa polarizada contra o atual prefeito, Gregório (PMDB), que obteve 26,67% das menções da pesquisa estimulada – quando são mostrados os nomes dos candidatos à prefeitura. 

A margem de erro é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Raul foi prefeito por três vezes e tenta retornar ao poder após uma disputa apertada em 2012, quando a diferença de 28 votos levou Gregório ao poder. Pirapora é a menor cidade do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região), com 11.888 eleitores. Mesmo assim, a disputa tem seis concorrentes.
Além de Raul e Gregório, pontuaram Neno (PDT) com 3,67%, o vice-prefeito Trofino (PTN), que rompeu com o atual mandatário, e obteve 3%. Ademilson Marceneiro (PSOL) teve 1,33% perto do 1% de Andrea Costa (PRTB).
Outros 6,67% disseram que não votariam em ninguém e 8% não souberam opinar. “O próximo prefeito ou será Raul ou será Gregório com viés muito mais próximo de se tornar Raul pelos indicadores mais positivos que ele possui”, disse o cientista político Nilton Cesar Tristão, do Instituto Opinião.
Foram ouvidas 300 pessoas entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa está registrada com o número SP-07533/2016.

Maioria na cidade diz querer mudança

O ex-prefeito Raul Bueno (PTB) aparece na frente em intenções de votos por ter capitalizado melhor a ideia de mudança no eleitorado.
Entre os eleitores entrevistados pelo Instituto Opinião, 64% responderam que pretendem votar pela ‘mudança’ da atual administração ao invés da ‘continuidade’.
A pergunta teve ainda 7% de pessoas que se disseram indiferentes e 9% que não souberam responder.
O percentual é semelhante quando se foi perguntado se o eleitor pretende escolher um candidato de oposição (52%) em contraponto a um nome da situação (26%).
“Neste momento, o Raul é o postulante que melhor encampa os sentimentos de oposição e o de mudança”, disse Nilton Cesar Tristão, do Instituto Opinião. PT

Raul e Trofino são mais mencionados como segunda opção

O Instituto Opinião também questionou a segunda opção de voto dos eleitores, caso o candidato escolhido como primeira alternativa não possa concorrer. O ex-prefeito Raul Bueno (PTB) seria a segunda escolha de voto para 15,67%, cerca de 1 ponto percentual a mais do que o vice-prefeito Trofino (PTN), mencionado por 14,33%. O atual mandatário, Gregório (PMDB), foi a segunda opção de 10,67% dos entrevistados, enquanto Neno (PDT) seria a de 8,67%. Ademilson Marceneiro (PSOL) foi indicado por 8% e Andrea Costa (PRTB) por 3,33%. No entanto, 30% indicaram que não votaria em nenhum outro nome, caso seu escolhido ficasse de fora. PT

Ex-prefeito também lidera pesquisa espontânea

No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos à prefeitura, a figura do ex-prefeito Raul Bueno (PTB) é a mais lembrada. Ele foi indicado por 36,33% que responderam que votariam nele se a eleição fosse hoje, enquanto 19,67% indicaram que opinariam por Gregório (PMDB). Neno (PDT) aparece novamente em terceiro, mas com 3%, seguido de Trofino (PTN) com 1,67%. Também foram mencionados de forma espontânea Ademilson Marceneiro (PSOL) e dois que não disputam a eleição: o ex-prefeito Bananinha (PT) e o Pastor Ademilson Chaves. Porém, os três não pontuaram. PT

Gregório tem rejeição de 27,33%

O prefeito Gregório (PMDB) teve a maior rejeição entre os seis candidatos ao Executivo, apontou a pesquisa realizada pelo Instituto Opinião. Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum para a prefeitura, 27,33% responderam o nome do peemedebista. O segundo mais rejeitado entre os eleitores ouvidos pelo levantamento foi Ademilson Marceneiro (PSOL) com 12,33%, seguido de Neno (PDT) com 11%. Atual vice-prefeito, Trofino (PTN) teve 9,33%, Andrea Costa (PRTB) 8,33% e Raul Bueno (PTB) 6,33%. PT

Bastidores

Opção

Quando questionados quem seria a segunda opção, 47,5% dos eleitores do prefeito Gregório (PMDB) afirmaram que Raul Bueno (PTB) seria o escolhido, seguido do vice Trofino (PTN) com 23,75%. Em contrapartida, os eleitores de Bueno também apontaram Gregório, mas com percentual menor, 18,12%, com Neno (PDT) e Ademilson Marceneiro (PSOL) com 14,09%.

Certeza

O Instituto Opinião também questionou o nível de certeza do eleitor nas intenções de voto, qual o nível de chance de votar em um candidato. Na avaliação, Raul Bueno (PTB) teve 48% de eleitores que responderam que tem altíssima possibilidade em votar no ex-prefeito e outros 14% citaram ser alta a possibilidade.

Certeza 2

No caso do prefeito Gregório (PMDB), 28% indicaram ser altíssima a chance de votar no mandatário que tenta a reeleição. No entanto, 44% disseram ser baixíssima a chance de votar no peemedebista.

Não sabem

O número de pessoas que ainda não está ciente sobre os possíveis candidatos em Pirapora do Bom Jesus é de 31,33%. Foi o percentual que não soube responder a pesquisa espontânea, que pergunta a opção de voto sem mostrar os nomes dos candidatos. Na estimulada, esse percentual cai para 8%.

Pela cidade

A pesquisa aplicou os questionários e fez uma amostra proporcional e representativa do eleitorado do Município, baseandose na divisão dos setores censitários da cidade pelo Censo IBGE 2010, e na divisão do eleitorado local por sexo e idade definida pelo Tribunal Superior Eleitoral. PT

Receba nossas notícias em seu e-mail