Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Após flexibilização da economia, roubos de celulares aumentam em Carapicuíba e Osasco

Logo Giro
Tendência foi de queda das ocorrências durante isolamento social (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) divulgou na segunda-feira (10), um estudo realizado pelo Departamento de Pesquisa em Economia do Crime do centro de ensino, onde aponta significativo aumento de roubos de celulares no período da reabertura do comercio, ocorrido em junho. Além da capital, houve aumento nesse tipo de ocorrência em cidades como Osasco e Carapicuíba. 

Segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP), no total, foram registrados registradas 69.628 ocorrências de roubo de celulares no estado de São Paulo no primeiro semestre. A Fecap ressalta que esse número pode ser ainda maior devido a subnotificação e boletins incompletos ou com erros que foram descartados pelas estáticas. Em comparação com o ano passado, houve queda de 38% no número de roubos em contraste ao mesmo período de 2020. O centro de ensino explicou que a queda ocorreu em decorrência às medidas de combate à proliferação ao coronavírus, como o isolamento social.

O estudo também elencou as dez cidades que registraram o maior número desse tipo de furto. Entre elas, Carapicuíba teve 853 ocorrências, enquanto Osasco, inventariou mais de 1.511 ocorrências.

Capital
A investigação também mostrou que a capital teve 39.996 ocorrências no primeiro semestre deste ano, sendo Grajaú e Capão Redondo com 1.092 e 973 boletins, respectivamente. 

Período do crime
A Fecap também apresentou no estudo o período do dia em que mais ocorrem roubos tanto em São Paulo, quanto no estado. A maioria dos casos ocorrem durante a noite (44,09%), seguido pela tarde (23,19%), manhã (18,74%), madrugada (13,79%) e em hora incerta (0,19%).

Receba nossas notícias em seu e-mail