Após denúncias por falta de acessibilidade, vereador de Osasco reivindica melhorias no acesso externo ao Terminal da Vila Yara

"Essas ocorrências não podem acontecer": vereador Ralfi Silva revelou que protocolou medida para intensificar a fiscalização na passarela do maior terminal de ônibus do município
Vereador solicitou mellhorias na parte externa do local (Ana Luísa Rodrigues/Câmara Municipal de Osasco)

Após denúncias sobre a falta de acessibilidade à população com mobilidade reduzida, na última semana, a Câmara de Osasco informou que vai intensificar a fiscalização na passarela do Terminal Amador Bueno, na Vila Yara. A medida foi protocolada na segunda-feira (31) pelo vereador Ralfi Silva (Republicanos).

Segundo o parlamentar, o pedido foi feito após um vídeo gravado por um motorista de ônibus viralizar nas redes sociais. Na gravação, é possível ver uma idosa subindo as escadas sozinha para acessar o terminal, com o auxílio de um andador. O vereador solicitou à Casa de Leis, que sejam realizadas melhorias no acesso externo do maior terminal de ônibus do município, localizado na avenida dos Autonomistas.

"É de suma importância que seja instalada uma rampa de acesso ou um elevador naquele lugar, no sentido bairro-centro da avenida, porque essas ocorrências não podem acontecer. Por isso solicitei ao prefeito providências. O terminal acabou de ser inaugurado e precisamos possibilitar melhorias que facilitem o dia a dia do cidadão", comentou o parlamentar.

Vista panorâmica do Terminal Amador Bueno, no bairro Vila Yara, reformado e entregue em fevereiro deste ano (Divulgação/Prefeitura de Osasco)

Entenda o caso
Um vídeo gravado por um motorista de ônibus no Terminal Amador Aguiar, no bairro Vila Yara, em Osasco, viralizou nas redes sociais e foi noticiado na manhã da última quarta-feira (26) no telejornal "Bom Dia São Paulo", da TV Globo.

Nas imagens divulgadas, é possível ver uma idosa tentando subir as escadas da passarela que liga a avenida dos Autonomistas ao terminal, com o auxílio de um andador. No áudio do vídeo, enquanto filmava, o motorista relata que, diariamente, a senhora sobe a escada pois não tem por onde passar. "Ela usa esse apoiador e é perigoso. Nós tentamos ajudar, mas ela não aceita. Outro dia ela quase caiu. Vejam a dificuldade que ela tem para subir essas escadas. Para descer é pior ainda".

O Terminal da Vila Yara foi reformado e entregue pelo governo estadual. O local faz a integração do transporte de ônibus da parte oeste da Região Metropolitana de São Paulo e atende, em média, 15.000 pessoas ao dia. A área construída agora tem 17 mil metros quadrados e foi pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) do governo estadual, com investimento de R$ 31,5 milhões.

Em nota, a EMTU afirma que o espaço foi projetado e construído seguindo todas as normas de acessibilidade. "Os pedestres têm quatro opções de acesso: pelas rampas nos dois lados das entradas e dois elevadores internos de acesso gratuito conectando os dois níveis da avenida dos Autonomistas. A passarela em questão é de responsabilidade da Prefeitura, original do antigo terminal, para acesso ao shopping municipal de Osasco, no andar superior, que também pode ser acessado pelos elevadores", diz a EMTU

Veja mais notícias sobre Polícia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 21 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/