OUÇA AGORA: Ranking aponta Barueri como o município mais competitivo do País

Aperte o play e escute agora o podcast produzido pela jornalista Nanci Dainezi. Disponível nas plataformas digitais SoundCloud e Spotify
Dentro dos 65 indicadores, Barueri destacou-se em Sustentabilidade Fiscal e Inserção Econômica (Uelson Henkell/Giro S/A)

Na segunda edição do Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, Barueri aparece como a cidade mais competitiva do Brasil e mantém a mesma posição do ano passado. A lista tem o objetivo de apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking avalia os 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes - segundo estimativa do IBGE para o ano de 2020. Isso corresponde a 59,75% da população brasileira, cerca de 126,52 milhões de habitantes. O estudo analisa 65 indicadores, como saneamento, funcionamento da máquina pública, questões fiscais, saúde, educação, segurança e meio ambiente. Esses indicadores estão organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Barueri ficou em primeiro lugar em Inovação e Dinamismo Econômico e ocupa a segunda posição em Sustentabilidade fiscal e Inserção Econômica, tendo ficado em primeiro no ano passado. Em capital humano deu um grande salto, chegando ao 16º lugar (subindo 160 posições). Destaque também para Acesso à Saúde, ocupando a 18ª posição (subindo 118 pontos na lista). Em Segurança, o município subiu 15 pontos e hoje ocupa a posição de número 63, assim como em Funcionamento da Máquina Pública, onde alcançou a posição de número 152 no ranking. Por outro lado, nos quesitos Qualidade da Saúde, Saneamento, Telecomunicações e Meio Ambiente a cidade decaiu de posição ou não pontuou, o que, de acordo com o CLP são sinais de que Barueri ainda terá esses desafios a enfrentar nos próximos anos.

Leia matéria completa no link:  https://www.girosa.com.br/economia/barueri-e-o-municipio-mais-competitivo-do-pais-pelo-segundo-ano-consecutivo-aponta-centro-de-lideranca-publica

*Edição: Marcelo Begosso.

Veja mais notícias sobre Podcast.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 28 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/