Sidebar Menu

Vem aí o Novo Saeb, o Enem Seriado

Novo sistema vai avaliar todos os anos da educação básica  
Todas as séries da educação básica serão avaliadas, começando pelo 1º ano do ensino médio (Foto: Freepik)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que a partir de 2021, os estudantes do ensino médio terão uma nova oportunidade de ingressar na educação superior. Trata-se do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o Inep, o Saeb foi reformulado e agora, todos os anos e séries da educação básica, das escolas públicas e privadas, serão avaliados anualmente, em todas as áreas de conhecimento. A aplicação dos testes já começa ano que vem, para os estudantes da 1ª série do ensino médio. Com os resultados obtidos a cada ano, será possível avaliar a escola e o desempenho do aluno para o ingresso na educação superior. Os gestores escolares e professores terão dados para montar estratégias de intervenções pedagógicas pontuais. A proposta para avaliação seriada dos estudantes em cada ano letivo será uma alternativa ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, é chamada de Enem seriado.

A avaliação será padronizada e os resultados poderão ser comparados ano a ano e entre escolas, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Inep, que planeja que as novas provas sejam digitais. "No ano que vem, todos os alunos das escolas públicas e privadas da 1ª série do ensino médio vão fazer o Novo Saeb em tablets, o que simplifica a logística da aplicação", declarou Lopes.

As provas serão em papel até o 4º ano do ensino fundamental e eletrônicas do 5º em diante, quando o Novo Saeb estiver totalmente implementado. No futuro, as provas digitais serão adaptativas, ou seja, a cada item que o aluno fizer, o equipamento apresentará a questão seguinte, baseada na resposta dada no item anterior. Cada avaliação, portanto, será única para o estudante. O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados.

Veja mais notícias sobre Geral.

Veja também:

 
No Internet Connection