Sidebar Menu

Sustentabilidade traga para dentro de casa

Uma reflexão sobre a relação entre homem e natureza

A Casa Cor de São Paulo deste ano trouxe a reflexão sobre a relação entre homem e natureza. Para a arquiteta Mariana Zimmermann, do escritório Due Z, que integrou a exposição em São Paulo, ter uma casa sustentável é mais simples do que parece. "É utilizar recursos naturais para minimizar custos de energia, água e poluição do ambiente."

Para começar a ter um ambiente mais sustentável é preciso ficar atento a pequenas ações. "Na iluminação por exemplo, a tendência são as lâmpadas LED, que garantem menor consumo de energia. Outras opções de decoração sustentável são revestimentos com material reciclado ou qualquer outro que possa ser reutilizado; bambu, por ser sustentável; tijolos ecológicos, que sã o ótimos isolantes térmicos e acústicos e a fabricação não agride o ambiente", explica Zimmermann.

Para a arquiteta Juliana Zanetti, a utilização do verde dentro dos espaços dá sensação de frescor e toque tropical. "Legal priorizar espécies nacionais, que se adaptam melhor ao nosso clima e marcas sustentáveis de móveis, que são fabricados a partir de florestas plantadas", destaca.

Outra dica para ter uma casa sustentável, segundo Juliana Zanetti é mudar a decoração com móveis e objetos que já tem. Ou seja, você pode reformá-los para ficar com cara nova."É preciso ter consciência do que consumimos e tomar atitudes ecologicamente corretas, que vão muito além de comprar sustentabilidade"´, pontua.

ATITUDES SUSTENTÁVEIS

Utilizar a luz natural e ventilação, com janelas grandes e, assim, evitando ao máximo o uso de ar condicionado

Utilizar lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis Utilizar torneiras com aerador, onde a vazão da água é reduzida

Captar a água da chuva para reutilizar regando jardins ou na lavagem de pisos e áreas Externas

Utilizar painéis de energia solar para redução significativa no consumo elétrico

Fazer coleta seletiva de lixo e compostagem de resíduos orgânicos que viram adubo para o jardim.

Veja mais notícias sobre Geral.

Veja também: