Sidebar Menu

Solicitação de aposentaria pode ser feita pela internet

Trabalhador poderá acessar simulador online que calcula valor da renda mensal

Quem pretende se aposentar não precisa mais ir a uma agência do INSS, que está eliminando seus serviços analógicos.

O instituto ainda informa que 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS são processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24 horas.

Para formalizar seus pedidos o cidadão deve acessar o site ou aplicativo do instituto. 

Os requerimentos serão processados eletronicamente se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, permitindo até a concessão automática de benefícios. 

Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.

Um dos serviços mais esperados, e agora disponível no Meu INSS, é o simulador de aposentadoria e renda, por meio do qual é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício e qual o valor estimado de sua renda mensal.

O INSS estima que, após realização da simulação, os segurados que constatarem a falta de alguma condição para a concessão do benefício, aguardarão até que estejam cumpridos todos os requisitos, quando o benefício poderá ser concedido de forma automática, tão logo requerido.

É preciso fazer um cadastro para acessar o sistema. Além dessa ferramenta, é possível solicitar pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar seus dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado e excluir desconto de mensalidades associativas, entre outros. Os serviços também podem ser feitos pelo telefone 135 - de segunda a sábado, das 7h às 22h.

De acordo com o INSS, essa nova fase de digitalização dos serviços representará uma média mensal de 670 mil atendimentos que deixarão de ser presenciais. 

O instituto ainda informa que 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS são processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24 horas.

O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Para acessar os novos serviços pelo Meu INSS basta ir à opção "Agendamentos/Requerimentos". O novo simulador está em "Calculadoras".

Veja mais notícias sobre Geral.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection