Sidebar Menu

Dr. Renato Ishikawa recebe o título de Cidadão Paulistano

Empresário e voluntário recebeu autoridades, familiares, amigos e comunidade japonesa em São Paulo para honraria

O auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) estava lotado na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro. Autoridades, empresários, amigos, familiares e, sobretudo, a comunidade japonesa, estiveram reunidos para homenagear o empresário Renato Ishikawa, que recebeu em sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo o título de Cidadão Paulistano, por iniciativa do vereador Aurélio Nomura.

Economista, empresário bem-sucedido e altruísta, Dr. Renato é CEO da CNL Empreendimentos Imobiliários, com sede em Alphaville, Barueri, e levou a sério as atividades na Fazenda Aliança, adquirida para o descanso, mas que se tornou um trabalho reconhecido: sua plantação de café, em São João da Boa Vista, virou um grande negócio, com direito a certificações internacionais e exportação para diversos mercados.

Dr. Renato, muito disposto aos 81 anos, também faz importantes trabalhos voluntários: preside o Hospital Santa Cruz, que é referência na cidade de São Paulo e reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa. Mais recentemente, Ishikawa aceitou presidir a Bunkyo, entidade que promove a cultura japonesa no Brasil.

Durante a sessão solene, o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, ressaltou sua importância à frente do hospital. "Admiramos seus esforços por trazer estabilidade ao Hospital Santa Cruz, fazer parcerias com universidades e empresas japonesas, parcerias estratégicas, para trazer do Japão equipamentos de medicina", afirmou Noguchi.

O vereador Aurélio Nomura destacou suas origens e atividades. "Não é fácil falar de uma pessoa, filho de imigrantes japoneses, que nasceu e cresceu em Paraguaçu Paulista, morou em casa de chão batido, assim como muitas famílias de imigrantes japoneses, e ocupou cargos importantes na iniciativa privada, entre eles a Ericsson e a NEC. Além disso, é um empresário de sucesso atuando na CNL Empreendimentos e dono da Fazenda Aliança, produtora de café tipo exportação."

O vereador ainda lembrou que quando criança, o homenageado tinha que caminhar 7 km para ir à escola primária, seguindo os ensinamentos de seus pais de que a educação era o maior tesouro da vida e assim chegar à faculdade. "Tinha o sonho de ser médico e aí a gente entende porque você foi ser presidente do Hospital Santa Cruz. Mas se formou em Economia, pelo Mackenzie, em 1963, e foi com essa carreira que se destacou como profissional", contou Nomura. "Dr. Renato é a pessoa que une toda a coletividade e une, acima de tudo, através da inteligência e da amizade!"

Por fim, com a palavra o ilustre homenageado, Dr. Renato Ishikawa, fez um pronunciamento esperado e emocionado. "Confesso a verdadeira emoção de viver uma noite tão especial como essa, que ficará marcada para sempre em minha vida. Agradeço a Deus por ter permitido chegar aqui, aos 81 anos, com saúde e muita vontade para trabalhar."
Ele lembrou de sua infância. "Para mim, que nasci na longínqua Paraguaçu Paulista, ser reconhecido como Cidadão Paulistano desperta uma sensação de orgulho pelo aprendizado do que é trabalho, honestidade e perseverança.

Compartilho com vocês que ainda tenho quatro grandes atividades em minha vida. Tenho a felicidade de comandar uma construtora e incorporadora em Alphaville, que nesse ano completa 24 anos. Uma empresa que tenho orgulho em dizer que nunca atrasou uma obra e está preocupada em realizar sonhos", afirma.

Detalhista, Ishikawa levou trabalho à sua fazenda, onde esperava descansar. Hoje, se orgulha das certificações internacionais de seu café para exportação, produzido sob práticas sustentáveis, preservando a flora e fauna nativas, tratando e reciclando as águas residuais.

No seu extenso currículo no voluntariado, recorda dos tempos em que ajudou um orfanato em Carapicuíba, e cita seus esforços no Hospital Santa Cruz, que preside. "Faço isso com grande satisfação, grande amor. Gosto muito de cuidar das pessoas. Lá implantamos o atendimento humanizado", cita. Na Bunkyo, em novo desafio, é uma retribuição à sociedade. "Quando me fizeram o convite para presidir, num primeiro momento recusei. Mas não teve jeito, acabei topando a parada", disse de forma bem-humorada.

Dr. Renato se acha um homem de sorte, mas sempre com muita dedicação. "Claro que não fiquei parado, esperando a sorte. Estudei e trabalhei muito. Aos 37 anos fui o primeiro não sueco a ser nomeado diretor financeiro da Ericsson, com muito trabalho e responsabilidade. Fui também o primeiro presidente Nikkei da NEC do Brasil, após longos anos de trabalho."

Seu primeiro emprego foi aos 11 anos em Ibiúna, numa oficina mecânica de carros. "Vem daí minha preferência por carros. Sou um grande porscheiro", brinca. Na década de 50, sua família se mudou para a capital, onde continuou como ajudante de oficina. "Meu sonho era ser médico. Mas não havia curso de Medicina noturno, então não me restou alternativa a não ser a área financeira."

Para finalizar, Dr. Renato graceja com o futuro. "Meu planos? Como ainda sou muito jovem, não tenho plano definido. Só quero trabalhar até quando Deus me permitir."

Título de Cidadão Paulistano

Ao contrário da Medalha Anchieta, que homenageia pessoas naturais de São Paulo, o Título de Cidadão Paulistano é entregue a pessoas nascidas em outras cidades. A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores.

Quem é Renato Ishikawa

Filho de imigrantes japoneses, Renato Ishikawa, de 81 anos, morou em diversas cidades de São Paulo durante a infância porque seu pai era professor de japonês em comunidades Nikkeis, e lecionava onde fosse chamado.
Por exigência da mãe, a família se mudou para a capital para que os seis filhos conseguissem dar continuidade aos estudos.

No ensino superior, Renato Ishikawa cursou economia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, seu primeiro bacharelado de uma série de especializações e cursos técnicos ao longo da sua carreira.

Optou por trabalhar no setor de telecomunicações, segmento que atuou por cerca de 35 anos. Dr. Renato, como é carinhosamente conhecido, também investiu seus negócios no mercado imobiliário e hoje é o CEO da CNL Empreendimentos Imobiliários.

Ávido por trabalho, ao adquirir uma fazenda como refúgio aos fins de semana, descobriu mais uma oportunidade de negócios: ele renovou, desenvolveu e modernizou a lavoura de café e o resultado foi deter uma produção de qualidade, chancelada por padrões internacionais.

Na vida de voluntariado, Dr. Renato preside o Hospital Cruz desde 2015, e em 2019 foi nomeado presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), entidade que promove a cultura japonesa no Brasil.

Galeria de fotos
por Reinaldo Vaz

Veja mais notícias sobre Geral.