Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Projeto de regionalização da saúde começa em 2020

Logo Giro

O ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, anunciou nessa quinta que em 2020 a pasta atuará firmemente para tirar do papel projeto de reorganizar cidades brasileiras em distritos sanitários, que passarão a compartilhar alguns serviços de saúde pública.

Discutida há anos, a regionalização é uma pauta encampada por Mandetta desde que assumiu o ministério. Já durante a cerimônia de posse no cargo, o ministro manifestou a intenção de, a exemplo de seu antecessor, Gilberto Occhi, seguir discutindo o projeto de regionalização da saúde com representantes do Conass e do Conasems.

Outra linha de ação defendida por Mandetta é a necessidade de tornar gastos mais eficientes. “É um ano difícil. Estamos fazendo orçamento real para o ano que vem, sem maiores projeções, já que, se [a melhora da atividade econômica acontecer] podemos dizer que arrecadamos mais que a expectativa. Então, há que se fazer mais com o que temos. Essa tem sido a tônica do ministério. A gente fica segurando despesas, para ver se conseguimos melhorar um pouco a performance. Os investimentos vão ser basicamente para melhorar nossas condições de gestão”, disse Mandetta.

O ministro fez críticas às emendas impositivas de parlamentares. “Criaram uma massa de recursos a ser ordenada pelos parlamentares, às vezes sem qualquer conexão com o gestor. E a ordenação [de despesas] pela ótica política normalmente não dá certo. São mais de R$ 10 bilhões”, disse o ministro, acrescentando não ter “um formato” alternativo.

Agência Brasil

Receba nossas notícias em seu e-mail