Sidebar Menu

Ibuprofeno: OMS alerta para uso do medicamento

O alerta a cerca do anti-inflamatório começo já no último sábado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendação na manhã desta terça-feira (17), que as pessoas não utilizem e suspendam de seus tratamentos medicamentos que tenham Ibuprofeno em sua composição para tratar sintomas do coronavírus.

O alerta a cerca do anti-inflamatório começo no último sábado (14), no qual o ministro da saúde francês levantou questionamentos sobre esse fármaco. Considerado leve em sua eficácia no tratamento da doença e que poderia agravar o quadro dessas, o que levou a entidade internacional confirmar sua ineficácia nesta terça. O ibuprofeno é vendido comercialmente no Brasil sob diversos nomes, incluindo Advil e Motrin. Corticoides e aspirina também são contraindicados.

Apesar da recomendação feita pela OMS, o Ministério da Saúde brasileiro assegurou que não há comprovação ou necessidade que explique a substituição do medicamento. Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, os pacientes que forem infectados pelo Covid-19 e utilizam o medicamento por alguma outra doença, ele passa a ter um efeito reduzido sobre a sua doença primária.

Já o corticoide pode ter o mesmo efeito que o ibuprofeno, podendo vir agravar o quadro de infecção pulmonar. Enquanto as aspirinas, porque o medicamento dificulta algumas das reações de defesa que o corpo tem ao novo coronavírus. A melhor recomendação segue sendo feita é sempre lavar as mãos, o uso do álcool gel e a quarentena social. 

Veja mais notícias sobre Geral.

Veja também:

 

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.girosa.com.br/

No Internet Connection