Sidebar Menu

Mama: 85% dos casos de câncer em cães e gatos são malignos

Atenção dos tutores é parte fundamental para o diagnóstico e tratamento da doença.

O mês passado foi marcado por diferentes campanhas de prevenção ao câncer de mama, e um dado que chama a atenção é o número de caso de tumores malignos em animais de estimação como cães e gatos.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores mamários, sendo que 85% apresentam comportamento maligno.

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo, Sabrina Marin Rodigheri, a atenção dos tutores é parte fundamental para o diagnóstico e tratamento da doença. "Ainda é muito comum que os tutores procurem ajuda quando a doença já está em estágios avançados. Por isso, buscamos conscientizá-los para possibilitar o diagnóstico precoce, imprescindível para aumentar os índices de cura", explica.

Na cidade de Osasco, segundo dados da Prefeitura, 15% dos atendimentos realizados nos hospitais veterinários são de cirurgias de neoplasias mamárias (mais presente nas cadelas e gatas mais idosas). O Centro de Proteção a Animais Domésticos de Barueri (Cepad) iniciou o atendimento veterinário gratuito há pouco tempo e ainda não dispões de números precisos sobre este tema. Em Cotia, o Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, não dispõe de dados porque não oferece atendimento clínico.

Número de atendimentos em Osasco

4% oftalmologia
20% ortopedia
14% piometra
14% morte e retenção fetal
3% cirurgias de via urinária
15% neoplasias mamárias
6% hérnias
13% neoplasias
11% outras cirurgias

Fonte: Prefeitura

Veja mais notícias sobre Geral.